Por paulo.gomes

Rio - Bênção das canetas, banhos de descarrego, prece do vestibulando e orações para a decoreba não falhar. Depois de um ano inteiro sobre os livros, chegou a hora de recorrer a santos e preces para se sair bem no Enem, que acontece neste sábado e domingo em todo o país. Para evangélicos, católicos, umbandistas e estudantes de outros credos, chegar à universidade é uma questão de fé. E, em se tratando de religião, todos os caminhos podem levar ao Ensino Superior.

O estudante Leonardo Pereira vai fazer a prova com a caneta benzida pela irmã Glória do Colégio Sagrado Coração de Maria. Na quarta-feira%2C 30 alunos foram abençoadosMaíra Coelho / Agência O Dia

Foi o que fizeram 30 alunos do Colégio Sagrado Coração de Maria, em Copacabana. Mantendo a tradição, a escola católica realizou, esta semana, cerimônia religiosa na capela. Alunos do 3º ano do Ensino Médio rezaram, receberam um escapulário — símbolo de proteção física e espiritual — e canetas pretas em material transparente (como manda o edital) abençoadas com água benta. “Sei que a caneta não vai fazer com que eu tire nota boa ou ruim. O importante foi o que eu estudei. Mas a bênção me fez bem”, diz o estudante Leonardo Duarte Eiras, de 17 anos, que busca vaga em Odontologia.

Para a diretora pedagógica Rosana Cattete Vianna, a celebração é um exercício de espiritualidade que traz tranquilidade e a confiança necessária para as dez horas de prova, em dois dias. “Eles estudaram muito, mas faltava uma parada para fazer uma introspecção e acalmar o coração. A oração tem esse poder sobre a mente, vários estudos já comprovaram isso. A caneta é só um simbolismo”, afirma Rosana.

A estudante evangélica Larissa encontra força e tranquilidade nas mensagens lidas na BíbliaErnesto Carriço / Agência O Dia

Na batalha por uma vaga de Medicina Veterinária na Rural, a estudante Larissa Lorrane Ribeiro, de 19 anos, se ampara nas mensagens da Bíblia. Na quinta-feira, ela e um grupo de jovens participaram de encontro promovido pela Igreja Batista Missionária do Riachuelo. “Eu estudo, oro e vou na fé. Peço a Deus para me ajudar a lembrar as fórmulas. Assim fico bem mais calma”, conta Larissa.

Entre os devotos da umbanda, os pedidos espirituais para garantir uma vaga nas mais de 100 instituições são anotados em pequenos pedaços de papel. “A pessoa coloca o nome dela, o nome da prova, o horário e o local. Fazemos uma corrente de orações que funciona como uma injeção de ânimo para esses jovens”, diz Fátima Damas, presidenta da Congregação Espírita Umbandista do Brasil.

Fátima Damas aconselha um banho de ervas antes da prova para energizarErnesto Carriço / Agência O Dia

Segundo ela, os estudantes devem confiar na sua preparação. Mas se quiser dar uma força extra, ela recomenda o banho de ervas, que deve ser tomado no dia do exame. “É calmante e energizante”, sugere Fátima.

Oração do Estudante

Senhor, inspira-me na concentração dos estudos e na frequência às aulas. Dá-me a sabedoria e prudência no decorrer dos exames. Abençoa os meus professores e todos os estudantes. Conduze-me pelo caminho do bem para prosperar nos meus sonhos e construir um futuro melhor. Amém

Para o banho

Tome um banho de com sabão de coco e enxágue.

Em seguida, prepare o banho de ervas, usando manjericão, levante e colônia.

Amasse todas as ervas até a água ficar com coloração meio verde. Coe e derrame a água lentamente sobre o corpo, começando pela cabeça.

Peça para ter lucidez durante a prova. Enxugue só a cabeça e deixe a água do corpo secar naturalmente.

Confira o que é permitido levar para a prova e tudo o que pode eliminá-lo

O participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, tipo Bic. Ela é obrigatória para o exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura do cartão-resposta. Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha e livros são proibidos.

Não é obrigatório levar o cartão de confirmação de inscrição. Basta levar documento de identificação com foto, como carteira de identidade.

Para não correr o risco de se atrasar para o exame, a recomendação é sair de casa com antecedência. Não confie no trânsito típico de sábado. Mais de 600 mil estudantes estão se deslocando no Rio hoje.

Durante as provas é proibido fazer selfies ou tirar fotos, usar calculadoras, agendas eletrônicas e celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico. O uso desses equipamentos acarretará na eliminação imediata do candidato. Os equipamentos deverão ser desligados e guardados lacrados no porta-objetos fornecido antes da prova.

Vista-se com uma roupa bem confortável. Short, bermuda e chinelos são permitidos. Lanches e água também são liberados pela organização. Prefira alimentos ricos em fibras, como frutas, barras de cereal e biscoitos integrais, pois eles ajudam a prolongar a saciedade e a regular o açúcar no sangue.

O exame terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Neste sábado, terão 4h30 a partir das 13h30 para responder a questões de Ciências Humanas e da Natureza; amanhã, ganharão uma hora a mais para fazer Redação, Linguagens e Matemática.

A saída dos locais será liberada somente após duas horas do início do exame.

Não será permitido usar óculos escuros, relógios, boné, chapéu, viseira ou gorro.

Você pode gostar