Por nicolas.satriano

Rio - Imagine uma escola brasileira, da Pátria Educadora, sem energia elétrica. E em Duque de Caxias, um dos municípios com maior arrecadação do país, historicamente o segundo do Estado do Rio, atrás apenas da capital. Esta é a realidade desde o dia 14 de outubro na Escola Municipal Coração de Jesus, no Distrito de Xerém.

A denúncia foi feita pela professora Rose Cipriano, diretora do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), que esteve ontem na unidade e constatou seu estado caótico. “É uma situação degradante. As crianças estudam pingando de suor.

Se o dia está claro, ainda é possível ver alguma coisa. Mas o calor é escaldante. Se chove, não se vê nada. Um horror”, contou Rose, que enviou as imagens abaixo ao DIA.

Arroz, feijão e ovo

Sem energia elétrica, a merenda escolar foi prejudicada. Sem ter como armazenar carnes e demais produtos perecíveis, as refeições servidas aos alunos agora variam entre arroz, feijão e ovo ou arroz, feijão e chuchu.

Sem bebedouros ligados à rede elétrica, a água disponível tem provocado até enjoos em alunos. E a temperatura faz com que se torne uma espécie de purgante.

Turmas improvisam salas de aulas onde há luz natural. Merenda é prejudicada%2C e água vira purganteReprodução

“Mas não é apenas isso. A situação é pior. Numa sala, duas turmas de anos diferentes têm aulas no mesmo ambiente da secretaria da escola. O refeitório também abriga outras duas turmas, também de anos diferentes”, protesta Rose Cipriano.

A Secretaria Municipal de Educação de Caxias, alegou, através de nota oficial, que houve um problema no fornecimento de energia elétrica, mas que está sendo solucionado.

A Prefeitura de Duque de Caxias lembrou ainda que está concluindo a construção de um novo prédio para os alunos da Escola Coração de Jesus, que atualmente estão ocupando um local provisório.

Você pode gostar