Por nicolas.satriano
Além das aulas virtuais%2C alunos têm acesso a laboratórios nos polosDivulgação

Rio - Uma ótima oportunidade para os que sonham em cursar uma universidade pública, mas não têm condições de se deslocar até os grandes centros ou gastam tempo e dinheiro no trânsito para chegar à faculdade.

Até 15 de novembro, estudantes podem se inscrever no vestibular unificado Cederj, que vai preencher 7.749 vagas em 15 cursos de graduação a distância no Cefet, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio. Candidatos que fizeram o Enem este ano poderão optar por usar a nota do exame para obter a vaga.

Desse total, há 950 vagas para o curso de Tecnologia em Segurança Pública, destinadas a policiais civis e militares e bombeiros. Do total, 80% são reservadas para profissionais de segurança do Estado do Rio.

O Consórcio Cederj pertence à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação que possui mais de 40 mil alunos matriculados.

Carlos Bielschowsky, presidente da Fundação Cecierj, explica que os diplomas são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). “Eles têm a mesma validade dos certificados emitidos nos cursos presenciais. E são válidos em concursos públicos”, afirma.

Segundo ele, essa modalidade de curso é indicada para pessoas que trabalham, têm filhos e autonomia para estudar por conta própria. “O estudante precisa ser disciplinado para organizar sua rotina de estudos ”, aconselha Bielschowsky.

Livros e apostilas 

Os alunos recebem livros e apostilas, e são avaliados em provas presenciais e à distância, em datas e horários agendados. Nos pólos, há bibliotecas, laboratórios de informática, de Química, Física e Biologia, salas de estudo e tutores para dar orientação. Os estudantes têm um encontro semanal nos polos com seus tutores que duram duas horas por disciplina.

Este ano, os alunos passaram a contar com os e-books, uma ferramenta que disponibiliza conteúdo bibliográfico em tablets e celulares. A ideia é que 200 disciplinas sejam incluídas até o fim deste ano. A maioria dos cursos são nas áreas de licenciatura. Outros que exigem dedicação integral, como medicina e psicologia, não são atendidos pelo consórcio.

A inscrição deve ser feita pela internet, no site da Fundação Cecierj (www.cederj.edu.br/vestibular). A taxa custa R$ 65. Na inscrição, o candidato deve indicar o curso e o polo de ensino. E, ainda, se pretende utilizar a nota do Enem na seleção.

Se não for classificado pelo desempenho no exame, cujo resultado será divulgado no dia 27, eles terão segunda chance de fazer a prova do Cederj que será realizada no dia 19 de dezembro. A avaliação será aplicada nos polos regionais para o qual se inscreveram e as aulas terão início no primeiro semestre.

CURSOS
Administração (711 vagas), Administração Pública (400), Engenharia de Produção (400), licenciaturas em Ciências Biológicas (871), Física (375), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (830), Pedagogia (1.040), Química (318) e Turismo (285), Tecnologia em Segurança Pública (950), tecnólogo em Gestão de Turismo (250) e Sistemas de Computação (529).

ONDE ESTUDAR
Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

Você pode gostar