Por adriano.araujo

Rio - A juíza Marcela Caram, coordenadora da Central de Audiências de Custódias, do Tribunal de Justiça do Rio, decidiu dispensar a presença de Isaías da Costa Rodrigues, o Isaías do Borel, adiando a audiência de custódia marcada para a manhã desta segunda-feira. De acordo com o TJ, o motivo é por questões de de segurança e ainda não há uma nova data. Ainda segundo a magistrada, não havia necessidade da realização da audiência, pois o plantão judiciário já havia decidido pela manutenção da sua prisão. 

Isaías do Borel foi preso na manhã deste sábado%2C na localidade conhecida como Igrejinha, na comunidade que é seu redutoWhatsApp O DIA (98762-8248)

Um esquema especial de segurança seria montado para transportá-lo e o Tribunal de Justiça temia uma possível ação criminosa na tentativa de resgatá-lo. A audiência tinha como objetivo decidir sobre a legalidade e manutenção da sua prisão. Preso em Bangu 1, presídio de segurança máxima em Gericinó, Isaías do Borel, 52 anos, seria levado ao juízo com Severino Cícero de Lima, 29, o Severo; Natanael Ramos de Oliveira Filho, o Nael, 29 e Fernando Maurício Fernandes, o Miro, 40.  Os outros três presos ainda passarão pela pela audiência de custódia.

O grupo foi preso com armas e drogas por policiais da UPP do Borel, na Tijuca, sábado. Na 19ª DP (Tijuca), eles foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de armas e corrupção de menor. As penas variam de 1 a 15 anos de prisão. Na ação, um menor, de 13 anos, foi apreendido.

Isaías chegou a Bangu 1 no fim da noite de sábado. Antes, ele e os aliados fizeram examede corpo de delito no Instituto Médico-Legal, depois foram para a Polinter (Central de Capturas), na Cidade da Polícia, no Jacarezinho, para só então dar entrada no sistema penitenciário. Considerado um dos chefões mais velhos em atividade da facção criminosa Comando Vermelho, ele foi para Bangu 1.

LEIA: Preso Isaías do Borel, um dos chefões mais antigos do Comando Vermelho

Isaías do Borel ficou 22 anos preso por tráfico de drogas e homicídio qualificado. Ele cumpriu cinco anos da pena no Sistema Penitenciário Federal. A transferência do Rio ocorreu após denúncias de que ele e outros traficantes estariam ordenando de dentro da prisão uma série de ataques. Os atos seriam em represália à política das UPPs. Inicialmente, o traficante ficou encarcerado no presídio de Catanduvas (PR). No entanto, em 2010, ele foi transferido para o presídio de Porto Velho (RO). Saiu pela porta da frente do presídio em 2012 e, atualmente, não devia mais nada à Justiça.

Você pode gostar