Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Um idoso escapou por pouco de ser atropelado por um trem em Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Ele caminhava lentamente sobre a linha férrea quando uma composição começou a se aproximar, sem ele perceber.  O caso aconteceu na última segunda-feira, na Rua Governador Lacerda, no Centro da cidade, e foi registrado  por câmeras de segurança da concessionária que administra a malha ferroviária.

Além de contar com a sorte, o idoso contou com a perícia do maquinista, que acionou o freio de emergência para evitar que um acidente fatal acontecesse. O trem era composto por 2 locomotivas e 18 vagões (13 carregados com minério de zinco e 5 vazios). Segundo a MRS Logística, um trem pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência ate? sua parada completa. "O trem não freia como um automóvel. Mesmo quando é possível identificar um obstáculo ou pessoa cruzando a linha inadvertidamente, não é possível evitar o impacto na maioria das vezes", explicou a MRS, em nota.

"Foi exatamente o que aconteceu aqui. O freio de emergência foi acionado, mas até chegar à inércia um acidente sério poderia ter acontecido", informou a empresa. 
Publicidade
Recomendações
A MRS alertou ainda que a população deve estar atenta com os familiares,  como idosos, crianças, pessoas com dificuldades de locomoção, visão ou audição e chama ainda a atenção para o uso de smartphones e fones de ouvido nas travessias. "São dispositivos que tiram a atenção e reduzem muito o tempo de reação das pessoas à chegada das composições", alertou. 
Publicidade