Por marlos.mendes
Rio - A reestruturação nas linhas de ônibus que cortam a Zona Sul começa a alterar também o roteiro de praia de muitos cariocas. Com o encurtamento ou cancelamento de itinerários entre as zonas Norte e Sul, alguns preferem mudar o local em que vão relaxar nas areias a ter de pegar dois ônibus. O objetivo da mudança é reduzir o tráfego e a poluição.

Mesmo com o Bilhete Único, que dá o direito de pegar dois coletivos pagando uma tarifa, a aposentada Maria das Graças Leal, de 60 anos, vai trocar Ipanema por Copacabana neste fim de semana, devido ao encurtamento do trajeto de linhas como 457 e 456, que tiveram pontos finais transferidos da General Osório para a Rua Siqueira Campos. “Baldeação não é prático, ainda mais para levar meu neto, uma criança de sete anos”, ressaltou a idosa, que mora na região do Méier.

Maria das Graças vai trocar Ipanema por Copacabana para não ter que fazer baldeaçãoMaira Coelho

Usuária das mesmas linhas, a assistente administrativa Rosane de Brito, de 41, diz ter perdido até a vontade de sair do Rocha rumo às areias. “Nessa troca, o ônibus virá cheio. E tenho curiosidade de saber como vão fazer no Ano Novo? Isso é estimular o uso do transporte público?”, questionou.

Passageiros da 472 (Triagem - Leme), que será encurtada na próxima sexta, pretendem abandonar a ponta da orla. “Vou deixar o Leme de lado e optar por Copacabana, que tem condução direta”, ressaltou o garçom Luan Britto, de 21, de São Cristóvão. Moradores do Leme planejam protesto contra a mudança amanhã, às 9h.