Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - O Corpo de Bombeiros pode ganhar, pelo segundo ano seguido, o prêmio internacional chamado ‘World of Firefighters’, o famoso ‘Oscar do Salvamento’, que elege o melhor socorro. A equipe que concorre é a do quartel do Méier, com o trabalho realizado durante o incêndio no Shopping Nova América, em Del Castilho, em fevereiro.
A competição é organizada pelo terceiro ano por uma empresa alemã que fornece material para bombeiros do mundo inteiro. A equipe vencedora viaja para a sede da empresa para receber o prêmio e ainda pode mandar dez integrantes para conhecer as dependências do quartel dos bombeiros de Nova York (EUA), considerado um dos melhores do mundo e melhor equipado. 
Publicidade
Para a reta final, foram 11 selecionados por um corpo de jurados. Agora, os bombeiros do Méier precisam de votos populares para vencer. Comandante da unidade, o tenente-coronel Cláudio Nicacio disse que estar entre os finalistas já é uma vitória. Cerca de 30 homens do quartel atuaram no incêndio no Nova América. Ninguém ficou ferido.
Bombeiros do Batalhão do Méier estão concorrendo a prêmio internacionalMárcio Mercante / Agência O Dia

“Os organizadores disseram que a cada ano fica mais difícil selecionar os melhores. Além do reconhecimento de um trabalho eficiente e de qualidade, nossos homens poderão conhecer outro quartel e trocar experiências”, afirmou o oficial.

Enfrentaram dificuldades
Publicidade
O subtenente Renato Neves, chefe de uma das guarnições no dia do incêndio, explicou as dificuldades do socorro. “Era um local fechado, que não tinha para onde a fumaça se dissipar. Por ser uma área grande, tivemos que abrir duas frentes de trabalho. Foi a primeira vez que a corporação usou aeronave em incêndio urbano”, contou ele, que mandou a história para o concurso.
Comandante de operações na ocasião, o 1º tenente Gilberto Lisboa acredita que a equipe ficará entre as três melhores. “Ser finalista já é reconhecimento”.
Publicidade
Votação pela internet
Para ajudar o quartel do Méier a ganhar o ‘Oscar do Salvamento’, basta entrar no site world-of-firefighters.com, até o dia 13 de dezembro, clicar no botão vermelho escrito ‘vote’ e selecionar a equipe do Rio. 
Publicidade
Além dos bombeiros cariocas, um grupo de São Paulo também concorre ao prêmio pelo socorro realizado durante um incêndio, em Santos, em que seis tanques de combustíveis ficaram em chamas por nove dias. Equipes de Istambul (Turquia), Isfahan (Irã), Budapeste (Hungria) e Wildon (Áustria) também estão na disputa internacional.