Por tiago.frederico
Luiz Fernando Pezão visita as obras da Linha 4 do metrô%2C na estação Antero de Quental%2C no LeblonMaria Clara Vieira / Agência O DIA

Rio - O governador Luiz Fernando Pezão prometeu pagar a segunda parte do salário de novembro dos servidores na próxima quarta-feira 9 de dezembro. Contudo, o pagamento da segunda parcela do 13º salário permanece sem data certa. "Ainda estamos estudando", disse o governador durante visita às obras da Linha 4 do metrô, na estação Antero de Quental, no Leblon, na manhã desta quinta-feira.

O governador afirmou que segue lutando por recursos junto à União. "Me comprometo a continuar perturbando a presidenta Dilma e o ministro da Fazenda para garantir nossos recursos. Estamos num momento difícil para o país e para o Estado, mas estamos trabalhando juntos para continuar com os investimentos", declarou.

Processo de impeachment de Dilma

Em entrevista coletiva, o governador se mostrou contrário ao pedido de impeachment de Dilma Rousseff e fez duras críticas ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), seu companheiro de partido. "O Cunha não tem condições para levar esse processo adiante", afirmou. Pezão disse que ainda não conversou com a presidenta Dilma. "Me coloco à disposição, caso ela precise de qualquer apoio. É uma pessoa muito séria e competente", disse. Questionado se faria um movimento pró-Dilma na Câmara, Pezão foi sucinto: "Não tenho esse poder".

Para o governador, assim como as 'pautas-bomba', o processo de impeachment não ajuda o país. "Foi um ano onde a racionalidade não imperou dentro da Câmara",que lamentou pregou o respeito ao resultado das urnas em 2014. "O apelo que eu faço aos deputados federais e aos senadores do Rio é que a gente termine logo esse processo para dar governabilidade ao país", disse.

Obras do metrô
Publicidade
Acompanhando o governador, Carlos Roberto Osorio, secretário estadual de Transportes, vibrou com o avanço das obras da Linha 4 do metrô e explicou que o Tatuzão, máquina responsável por escavar o solo e criar os túneis e galerias, passará mais 15 dias, a contar de hoje, trabalhando na estação Antero de Quental, onde será escavado um trecho de 400 metros, composto por areia. A máquina então encontrará uma rocha, no final da Rua Igarapava. Lá, será trocada a cabeça do Tatuzão, para que a parte rochosa seja escavada. Esta etapa compreende um trecho de 300 metros, o último a ser escavado.
"Por onde o Tatuzão passa, estamos colocando trilhos e a obra entra em estágio de acabamento. No dia 15 de dezembro, será fechada a Ponte da Joatinga para colocarmos os últimos 100 metros de trilhos. A meta é já realizar testes com os trens entre março e abril de 2016. E a inauguração da Linha 4 completa está marcada para o dia 1º de julho, com passageiros", afirmou o secretário. Pezão complementou: "A Linha 4 era esperada há 40 anos e finalmente saiu do papel".
Publicidade
Reportagem da estagiária Maria Clara Vieira
Você pode gostar