Por rafael.souza
Rio - Todos os sites e serviços na internet ligados ao governo do estado do Rio de Janeiro ficaram fora do ar desde as 6h da manhã desta quarta-feira. Os endereços eletrônicos que são mantidos pela Proderj não funcionavam, deixando fora do ar sites como os da Secretaria de Segurança Pública, do Instituto de Segurança Pública, da secretaria de Educação e do próprio Governo do Estado, prejudicando inclusive o registro nas delegacias. O alerta foi dado por um leitor, que denunciou que desde cedo tentava saber a nota de seu filho no site da Secretaria de Educação, mas não conseguia.
Na 5º DP (Mém de Sá), um funcionário que pediu para não ser identificado confirmou que a oscilação do sistema estava causando demora no registro de queixas. Outra pessoa, na mesma delegacia, informou ao DIA que o problema também se dava no site das Delegacias de Dedicação Integral ao Cidadão (DEDIC), onde são feitos os registros onlines. A Corregedoria de Polícia Civil também não estava conseguindo acessar seu sistema interno.
Publicidade
Um delegado ouvido pela reportagem afirmou que, com o sistema fora do ar, "não tem como checar pela placa se um carro é roubado ou não." Um inspetor afirmou que quando esse ploblema acontece, a medida adotada é fazer o boletim de ocorrência à mão.
Procurada, a assessoria do Proderj afirmou, por telefone, que o sistema havia parado de funcionar por conta da falta de energia que atingiu a subestação do prédio, que fica no Centro da cidade. Ainda de acordo com o comunicado, "todos os portais utilizados pelo Estado foram afetados". Os "técnicos da empresa trabalham para solucionar o problema", disse o órgão. 
Publicidade

Reportagem de Rafael Nascimento