Por fernanda.macedo
Rio - Um intenso tiroteio na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, deixou dois mortos e duas pessoas feridas na noite desta quarta-feira. Entre as vítimas fatais, está uma criança de 11 anos e um adolescente de 17 anos. Segundo informações da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do local, militares foram acionados após receberem a informação de que suspeitos teriam iniciado uma troca de tiros na comunidade.
Ao chegar no local, a polícia foi informada por moradores que quatro pessoas tinham sido baleadas e levadas para UPA da Cidade de Deus. Marcos Vinicius dos Santos, de 11 anos, que estava na barraca de venda de frutas da família ajudando o pai, foi atingido por um tiro no peito e morreu na unidade. Um menor de 17 também faleceu após o atendimento. As outras duas pessoas socorridas, uma mulher e uma criança, foram encaminhadas para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
Em depoimento, o pai de uma das vítimas contou que vários homens entraram atirando na comunidadeWhatsApp O DIA (98762-8248)

Em depoimento, o pai de Marcos Vinicius, o feirante Marcos dos Santos contou que vários homens entraram atirando na comunidade pela Rua Josafá, um local de comércio. Segundo ele, havia muita gente na rua na hora em que os suspeitos chegaram. No Facebook, várias manifestações de revolta e luto foram publicadas. "Meu Deus do céu, proteja meus amigos e familiares!", "Triste em saber que a chapa está quente no bairro que moramos" e "Que loucura! A violência tomou conta de tudo", foram alguns dos comentários na rede social.

Publicidade
Após a morte dos dois jovens, moradores da Cidade de Deus fecharam por quase três horas, nos dois sentidos, a Rua Edgar Werneck e a Estrada Marechal Salazar Mendes de Moraes, as principais da comunidade. O tráfego foi interrompido porque os moradores atearam fogo a lixo e pneus. Homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar conseguiram liberar as pistas por volta das 23h.
Militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foram acionados para reforçar o policiamento na comunidade. Ainda não há informações sobre o velório e enterro das vítimas. O caso está sob a investigação da Delegacia de Homicídios (DH) da Capital.
Publicidade
Cidade de Deus é dividida em duas partes: na parte alta ficam os blocos de apartamentos e do outro lado, a parte baixa, formada por casas. A comunidade é cortada pela Linha Amarela, uma das principais ligações do Centro com bairros das Zonas Norte e Oeste, como a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes.
A UPP da Cidade de Deus foi inaugurada em 16 de fevereiro de 2009 e é a segunda unidade instalada no Rio. A unidade atende a uma população estimada em mais de 47 mil habitantes, com base no Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Antes de se transformar em um bairro, a comunidade era um conjunto habitacional, que foi construído em Jacarepaguá nos anos 60 para abrigar famílias que foram removidas de comunidades da zona sul.
Publicidade
Com informações da Agência Brasil