Por luis.araujo
Rio - As 11 balsas com 34 toneladas de fogos de artifício que vão colorir o céu de Copacabana, na Zona Sul do Rio, anunciando a chegada de 2016, já estão posicionadas nos seus devidos lugares. Mais de 2 milhões de pessoas devem ir conferir à tradicional queima de fogos, com 16 minutos de duração.
O esquema especial de trânsito para o réveillon já foi iniciado na cidade. A operação de ordenamento contará com a participação de 985 agentes da prefeitura, entre guardas municipais e controladores da CET-Rio, 65 viaturas e 90 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários.
Publicidade
Também serão utilizados 43 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as restrições de estacionamento, as alterações no trânsito, os horários e locais dos 29 bloqueios no bairro, além das condições do tráfego.
Balsas já estão posicionadas em Copacabana Reprodução TV Globo

Interdições para a Virada

Por conta dos shows nas praias do Rio, algumas vias serão fechadas e impedidas de ter tráfego durante a noite desta quinta feira, 31 de dezembro e o início da manhã de sexta-feira, 1 de janeiro de 2016. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa, que em Copacabana foram iniciados os bloqueios de tráfego na pista da Avenida Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre em todos os domingos e feriados, incluindo ainda a pista da orla no Leme.

A interdição faz parte do esquema especial de trânsito para o Réveillon de Copacabana. Haverá ainda a inversão de mão na Avenida Atlântica na pista junto às edificações, como também ocorre em todos os domingos e feriados. Por volta das 15h será efetuada a interdição total da Av. Atlântica, incluindo a pista junto às edificações, a partir das 22h o fechamento total dos acessos a Copacabana inclusive para ônibus, táxi e veículos portadores do cartão de “trânsito livre”. A partir das 5h do dia 01 de janeiro de 2016, os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, em ambas as pistas.
Publicidade
Na Barra as interdições acontecem na Avenida Lúcio Costa e nos retornos da pista da orla, no sentido Joatinga, no trecho compreendido entre o Nº. 3.500 e na Avenida Érico Veríssimo e no Recreio dos Bandeirantes, da Avenida Gláucio Gil, até o retorno da Rua Governador Raul Veiga (postos 10 e 9, respectivamente).
As opções para os motoristas são: Os veículos procedentes da Avenida Lúcio Costa com destino à Avenida do Pepê deverão seguir pela Avenida Lúcio Costa, Avenida Antônio Evaristo de Moraes Filho, Ponte Lúcio Costa, Avenida Afonso Arinos de Mello Franco, Avenida das Américas, Avenida Armando Lombardi, Avenida Érico Veríssimo e Avenida do Pepê.
Publicidade
Tambem estarão proibidos os estacionamento de carros para preservar a circulação de veículos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido, a partir das 23h59 do dia 30 de dezembro de 2015 até às 5h do dia 1 de janeiro de 2016, na Praça São Perpétuo – Praça do Ó, em todo seu entorno (interno e externo).
Os ônibus e táxis só poderão acessar Copacabana até as 22h. Após o evento de Ano Novo, os usuários de ônibus deverão se dirigir às áreas de embarque que serão na Enseada de Botafogo e na Rua Prudente de Morais, em Ipanema.
Publicidade
Na Ilha do Governador estarão interditadas a Praia da Bica, no trecho compreendido entre Praça Jerusalém e a Rua Ipirú, a Avenida Almirante Alves Câmara, no trecho compreendido entre a Praia da Bica e a Estrada da Bica, a Avenida Francisco Alves, no trecho compreendido entre a Praia da Bica e a Rua Engenheiro Rozauro Zambrano, a Rua Babaçú, no trecho compreendido entre a Rua Henrique Lacombe e a Rua Mangalô e a Rua Henrique Lacombe, no trecho compreendido entre a Praia da Bica e a Rua Mangalô.
Como rota alternativa os veículos procedentes da Rua Cambaúba com destino à Estrada da Bica seguirão pela Rua Uçá, Praça Jerusalém, alça de retorno em frente à Rua Jorge de Lima, Praça Jerusalém, Rua Uçá, Rua Cambaúba, Rua República Árabe da Síria, Estrada do Galeão, Avenida Coronel Luís de Oliveira Sampaio e Estrada da Bica.