Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Os 7,7 milhões de brasileiros que fizeram o Enem, entre eles 543,3 mil moradores do Estado do Rio, podem conferir seus resultados hoje no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com as notas, os candidatos que não zeraram a redação têm da próxima segunda até 14 de janeiro para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No dia 18, sai a primeira chamada dos aprovados.
As universidades cariocas que aceitam Enem são: UFRJ, UFRRJ, UniRio, Ence, Iserj, Faeterj, IFRJ, Uezo e Uff. Em todo o Brasil, este ano, são 228 mil vagas em 131 instituições públicas. O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno.
Mais de sete milhões fizeram o Enem no ano passado. Quem não zerou na redação pode entrar no SisuDivulgação

O Sisu indicará as notas de corte para cada curso. O estudante pode alterar as opções de curso de acordo com a nota obtida. O candidato também poderá concorrer a vagas reservadas, de acordo com a Lei de Cotas. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 18 deste mês. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 22, 25 e 26 também deste mês. Os que não foram selecionados terão a opção de participar da lista de espera, caso tenha interesse, que será no período que vai até o dia 29 de janeiro.

Publicidade
Todos os inscritos no Enem têm direito a disputar vagas em universidades de públicas de todo o país. Além do acesso às vagas públicas, o Enem também pode abrir portas para planos de financiamento universitário do governo, como Fies e Prouni nas faculdades particulares. O sistema de vagas nas instituições privadas ficará disponível depois dos registros nas públicas.

Vagas das federais estão nos campi da capital e do interior
Publicidade
A Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, oferece 4.937 oportunidades para os aprovados no Enem. Na instituição, os cursos de Administração, Antropologia, Arquivologia, Ciências Econômicas, Enfermagem, Engenharia do Meio Ambiente, Farmácia, Hotelaria, Medicina Veterinária, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Turismo e Relações Internacionais concentram o maior número de vagas.
Outras chances também estão abertas nos campi da UFF em Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Macaé, Miracema, Nova Friburgo, Petrópolis, Quissamã, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua, Volta Redonda e Macaé.  Dentre os cursos com mais vagas no interior do estado, estão os de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Psicologia, Engenharia Metalúrgica, Física e Engenharia Mecânica.
Publicidade
UFF
Os cursos de Medicina estão com 90 vagas; Pedagogia, 80 vagas; Psicologia, 50; Engenharia Metalúrgica, 44; Administração, 65; Antropologia, 62, e Direito. 110 vagas, juntando os períodos integral e noturno.
Publicidade
UFRJ
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está oferecendo este ano 4.847 vagas para os candidatos que tiverem suas notas compatíveis com as médias. A UFRJ possui seis campi espalhados pelo Estado do Rio: Cidade Universitária, na Ilha do Governador, o famoso “Fundão”, Praia Vermelha, Xerém, Macaé (Centro), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e Fundação Nacional de Direito (FND), também no Centro.
Publicidade
Cursos como Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Farmácia, Letras, Meteorologia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Serviço Social são os que oferecem o maior número de vagas.
São 80 vagas para o curso de Administração, 80 para o de Ciências Econômicas, 255 para o de Direito (juntando os períodos integral e noturno), 100 para Educação Física, 60 para Engenharia Civil, 80 para Farmácia e 90 para Ciências Contábeis.