Por rafael.souza

Rio - A exemplo do que acontece nos mais famosos cemitérios do mundo como o Père-Lachaise, em Paris, o Saint James, em Londres, e o Recoleta, em Buenos Aires, e o cemitério São João Batista, do Rio, promove mensalmente visitas turísticas guiadas. 

A iniciativa é da concessionária que administra o local, em parceria com o professor e guia Milton Teixeira. A visita, que dura cerca de uma hora em meia, acompanha a evolução arquitetônica dos séculos XIX e XX, passa por túmulos de diversas personalidades e termina no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras, onde estão enterrados mais de 60 imortais, entre eles o fundador da ABL, Machado de Assis.

Nesse mês, o criador do movimento bossa nova e considerado um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, Tom Jobim, morto em 1994,  foi homenageado pelo cemitério.  

Ator homenageou Tom Jobim%2C criador da Bossa NovaDivulgação

A homenagem aconteceu nessa quinta-feira durante visita guiada coordenada pelo historiador Milton Teixeira, e foi motivada pelo fato de janeiro ser o mês de nascimento de Jobim. No final, o grupo de cerca de 50 visitantes tiraram foto ao lado de "Tom".  

Caracterizado como o compositor -- com direito a chapéu de panamá, violão e charuto --, o ator Tiago Azevedo fez uma performance em frente ao jazigo do cantor. O ator até arriscou alguns acordes de 'Samba do Avião', um dos clássicos criados pelo maestro. 

A visita guiada
Publicidade
Durante o passeio, Milton conta histórias curiosas e divertidas de quem está enterrado naquele lugar. No São João Batista estão sepultados diversas personalidades, como o escritor José de Alencar, o pintor Cândido Portinari e a cantora Carmem Miranda. Além de Santos Dumont, Vinícius de Moraes, Chacrinha, Clara Nunes, Cazuza, nove ex-presidentes da República entre outros.
As visitas gratuitas acontecem uma vez por mês, com grupos de até 100 pessoas formados por alunos de escolas, turistas e curiosos. Um fato interessante: todo mês uma personalidade é homenageada. Um ator se caracteriza do personagem e faz uma singela homenagem. Já foram ovacionados Marília Pêra, Carmen Miranda, Santos Dumont, além do fundador do Rio, Estácio de Sá.
Publicidade
Quem quiser participar da visita guiada basta entrar no site do Cemitério São João Batista no endereço eletrônico http://cemiteriosjb.com.br, clicar no link "Visitas Guiadas" e agendar a visita. 
Você pode gostar