Por paulo.gomes
Rio - O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, comentou nesta segunda-feira as condenações de 13 policiais militares envolvidos no desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo Dias de Souza. Ele classificou a decisão judicial como "exemplar".

"A Justiça foi feita, uma pena bastante substancial e exemplar. Espero que isto sirva não só para policiais, mas que sirvam para qualquer outra pessoa que atentar contra a vida de qualquer pessoa", disse em entrevista para a CBN.

O ajudante de pedreiro Amarildo de Souza desapareceu no dia 13 de julho de 2014Reprodução

Entre os condenados, está o major Edson Santos, comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Rocinha, na época do desaparecimento de Amarildo. Ele foi condenado a 13 anos e sete meses de prisão. Já o tenente Luiz Felipe de Medeiros, considerado o orquestrador da morte de Amarildo junto com Santos, recebeu 10 anos e sete meses. Outros seis agentes estão presos e 25 respondem pelos crimes.

"Nós tivemos na Rocinha com fato triste desse e ele chegou ao seu final. Tivemos uma sentença bastante importante e esses policiais vão pagar pelo que fizeram, se assim determinou a Justiça", afirma Beltrame.
Publicidade
LEIA MAIS
Publicidade
Publicidade
Amarildo desapareceu na Rocinha após ser levado por policiais militares para interrogatório na sede da UPP, no fim da noite do dia 13 de julho de 2014. Beltrame reconhece que outros casos como o do pedreiro podem ter acontecido.
"O fato que aconteceu lá é muito ruim, mas a Justiça foi feita. Hoje a gente fica pensando quantos Amarildos não existiram, quantos casos como esse que talvez não tenham sido apurados", diz.
Condenado a 13 anos e sete meses de prisão, major Edson Santos afirmou que Amarildo foi assassinado por traficantes da RocinhaReprodução / TV Globo

O secretário voltou a condenar os casos em que policiais militares se envolveram em fraudes processuais, como o de Amarildo, e dos jovens mortos no Morro da Providência e em Costa Barros, todos no ano passado.

"Esse é um vício que as polícias têm. No caso da Providência, as medidas foram tomadas de maneira imediata e essas pessoas também vão pagar pelo que fizeram. E com as imagens que se tem, não tenho dúvidas de que serão expulsas da corporação, assim como esses da Rocinha. Pelas penas atribuidas, dificilmente vão continuar na corporação", finaliza.