Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - Um vídeo que circula pelo Facebook mostra um guarda municipal de Niterói batendo boca com um ambulante que vendia bombons nas ruas de Icaraí, Região Oceânica da cidade. O agente foi afastado das ruas após a divulgação do episódio.

No registro, o agente diz que ele não pode vender os bombons, em tom ameaçador. "Estou impedindo de você ficar pertubando as pessoas ali na frente vendendo. Não pode vender. Eu estou reclamando porque não pode ficar parado vendendo ali". O ambulante rebate perguntando que é ele para impedir o trabalho dele, e mais uma vez é ameaçado. "Você quer saber quem eu sou, você quer saber quem eu sou? Quer que eu apreenda sua mercadoria? Você acha que vai fazer o que?", diz.


De acordo com a Secretaria de Ordem Pública (Seop) de Niterói, o guarda foi afastado das ruas e está desempenhando funções administrativas. Segundo a Seop, a conduta foi um fato isolado e não corresponde "a linha de conduta implementada junto à corporação" e está sendo averiguado.

A secretaria também informou "a matriz curricular dos guardas da cidade inclui uma abordagem diferenciada e cidadã além de atendimento voltado para saúde pública nesses casos."
Publicidade
No segundo semestre,  a guarda municipal de Niterói será armada. Em março, a prefeitura de Niterói vai assinar um convênio com a Polícia Federal para permitir que a Guarda Municipal tenha porte de arma de fogo. A assinatura será na semana seguinte ao carnaval, entre Rodrigo Neves e a PF.