Por gabriela.mattos
Rio - Com relação às notícias sobre uma suposta ‘explosão’ de casos da síndrome Guillain-Barré no Estado do Rio, especialmente em Niterói, o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em comunicado oficial, informou que desde o dia 1º de janeiro foram internados cinco pacientes com suspeita inicial da síndrome, sendo que três “receberam alta com diagnóstico definitivo de polineropatia radicular”. Um caso foi confirmado e o paciente está no CTI do hospital. O outro caso ainda está sendo avaliado no Serviço de Emergência da instituição.

Na nota, o Huap esclarece que “outros casos que tenham sido atendidos com síndrome ou sintomas neurológicos a nível ambulatorial não foram comunicados à direção deste hospital”. E conclui: “Portanto não há motivo no momento para pânico e alarde da população, além dos cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde”. A Prefeitura de Niterói informou que o Antônio Pedro notificou seis casos da síndrome, todos estão sendo investigados.

Zika é uma das cinco doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegyptiBanco de imagens

A Secretaria de Saúde do Estado disse que não foi comunidade sobre aumento de casos. Mesmo assim, pretende enviar uma equipe ao hospital para averiguar. Segundo a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, desde junho de 2015, quando tornou obrigatória a notificação de casos de síndromes neurológicas agudas com histórico de manchas vermelhas (exantema), foram notificados 17 casos da Síndrome de Guillain-Barré no Estado do Rio, sendo que oito deles possuem exantema, sete são investigados e dois foram descartados. 

Segundo o Ministério da Saúde, a infecção pelo Zika vírus pode provocar a Síndrome de Guillain-Barré. No Brasil, foi confirmada em Pernambuco, a partir da identificação do vírus em amostras de seis pacientes com sintomas neurológicos. Do total, quatro foram confirmadas com doença de Guillain-Barré.
Publicidade
A enfermidade é uma reação a agentes infecciosos, como vírus e bactérias, e tem como sintoma a fraqueza e a paralisia dos músculos, podendo provocar a incapacidade total dos braços e pernas. Quando a doença ocorre nos músculos respiratórios, devido a dificuldade para respirar, a síndrome pode levar à morte, se não forem adotadas medidas de suporte respiratório.