Por clarissa.sardenberg
Rio - Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) multaram 191 mijões, entre eles 23 mulheres e um estrangeiro, nos desfiles dos blocos de rua no Rio deste sábado. Os blocos com público recorde em multas foram o Escangalha, na Gávea, onde 63 foram flagrados urinando em local público, e o Cordão do Bola Preta, no Centro, que teve 38 autuados. Todos foram multados em R$ 510 pelas equipes do Lixo Zero. Guardas municipais ainda detiveram seis pessoas por desacato, briga, furto e roubo no desfile na Avenida Rio Branco, segundo a secretaria.
No desfile do Maravilhas do Porto, 26 pessoas cometeram a infração, segundo a Seop. Em Botafogo, no bloco Barbas e Rebarbas, 21 pessoas foram multadas. No desfile da Banda de Ipanema, a fiscalização flagrou 14 mijões. Nos blocos Favorita e Empolga às Nove, em Copacabana, foram 15 pessoas autuadas. Na Lapa, foram autuados mais seis e em Santa Teresa, bloco Céu na Terra, foram oito.
Publicidade
Desde o início da fiscalização dos blocos do Pré-Carnaval 2016 até este sábado de carnaval, já foram multadas 579 pessoas (88 mulheres e cinco estrangeiros) por fazer xixi na rua.
Neste sábado, 143 carros foram rebocados de estacionamento proibido na passagem dos blocos. No entorno do Sambódromo, foram removidos 28 veículos. Foram apreendidas, neste sábado, em diversos blocos espalhados pela cidade: 14.046 bebidas diversas, três botijões, três carroças, cinco carrinho, 44 cadeiras, dois isopores, quatro churrasqueiras, três fogões, 30 grades, 10 mesas, 39 peças de vestuário, 98 produtos de bazar, 85 produtos de informática e 352 kg de carne.
Publicidade
A Seop e a Guarda Municipal montaram um esquema especial de monitoramento e fiscalização nos blocos de rua, do qual participam 7.940 agentes, além de 235 equipes do Lixo Zero, distribuídos ao longo de 30 dias de pré-carnaval, carnaval e pós-carnaval.