Por lucas.cardoso
Universitários não conseguem usar o bilhete único que garante a gratuidade Reprodução Facebook

Rio - Usuários que possuem o bilhete Único Universitário da Riocard, benefício garantido por decreto municipal, dedicado a cotistas, bolsistas do Prouni e alunos cuja renda familiar é inferior a um salário mínimo, estão tendo problemas na validação das gratuidades nos transportes públicos desde a tarde de quarta-feira, em todo o município do Rio.

Segundo os alunos, ao usar o passe em um ônibus, a roleta não é liberada e o leitor de cartões apresenta a seguinte mensagem: "Dia Inválido". Estudantes relataram ao DIA que o problema começou por volta das 18h de quarta e persistiu durante toda a quinta-feira. A estudante de comunicação social da Ufrj, Isabella Cardoso, 22 anos, afirmou seu acesso a um coletivo não foi autorizado. "Eu peguei o Troncal 6, na Rodoviária, no Centro do Rio. Quando fui validar a passagem, apareceu uma mensagem negando a validação da gratuidade. Tive que pagar do meu bolso. Gastei R$ 3,80 e acredito que quando eu voltar pra casa, vou ter que pagar de novo", contou. "Se eu não tivesse um pouco de dinheiro, eu teria ficado a pé".

Devido ao problema, diversos estudantes entraram em contato com a RioÔnibus e, segundo eles, os atendentes não souberam informar o que ocorreu. Por telefone, um estudante que não quis se identificar contou que um atendente da RioÔnibus informou que a situação ocorreu por um problema pontual entre os validadores da empresa e a Prefeitura do Rio, que libera a gratuidade através da Secretaria Municipal de Transportes.
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No site da RioCard há um telefone para os universitários entrarem em contato em caso de dúvidas ou problemas. A reportagem de O DIA acessou o site durante a manhã e entrou em contato no telefone fornecido, mas, na opção para solucionar dúvidas, a ligação era subitamente interrompida. Várias tentativas foram feitas, todas sem sucesso.
A estudante de história da Uerj, Raissa Pettirossi, ficou revoltada com a situação. "Estava saindo para resolver alguns problemas na faculdade e na rua e deu dia inválido quando passei o RioCard. Mesmo que eu estivesse saindo para pular blocos ou fazer o que for, é meu direito. Está no regulamento do bilhete Único Universitário o uso para lazer em finais de semana e feriados, logo é um direito meu", relatou. Raissa contou que outros colegas também reclamaram do problema. "A RioCard disse que era um problema técnico, a ser resolvido, sem previsão, problema técnico que no dia de hoje me custou R$ 15,20", finalizou.
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Procurada, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que não determinou a interrupção do serviço e ressaltou que o benefício é concedido com base no decreto 38.280, que institui o Passe Livre Universitário. A RioCard também foi procurada para comentar os problemas e, em nota, apenas informou que o sistema será normalizado a partir desta sexta-feira.
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