Por gabriela.mattos

Rio - Preocupado com a candidatura de Carlos Roberto Osorio à prefeitura, Eduardo Paes pediu a Aécio Neves para barrar sua filiação ao PSDB. Não deu certo: o ex-candidato à Presidência foi um dos principais entusiastas da ida do então secretário estadual de Transportes para o partido.

No fim de semana, o prefeito ficou irritado ao saber que Osorio e Pezão participariam, na segunda, de uma visita a obras do metrô. O encontro seria para mostrar que, ao contrário do que Paes afirmara em e-mail ao Comitê Olímpico Internacional, a Linha 4 ficará mesmo pronta antes da Olimpíada.

LEIA TAMBÉM: Pré-candidato tucano à Prefeitura, Osorio critica obras de Paes

Em encontro com Pezão e Sérgio Cabral, o prefeito insistiu para o governador parar de “dar palanque” ao seu então secretário.

Pezão indignado

Pezão fez o que Paes queria, apesar de ter ficado indignado ao ler o e-mail. Achou absurdo o prefeito ter escrito que havia tentado descobrir o que “realmente” estava acontecendo na obra. A alguns amigos, o governador ressaltou que fala com Paes três vezes ao dia.

Plano B

Nesta segunda-feira, muita gente no PMDB dizia que Osorio acabará se transformando numa espécie de alternativa à candidatura de Pedro Paulo Teixeira, um Plano B. Para eles, o escolhido por Paes terá dificuldade para superar o episódio em que é acusado de agredir a ex-mulher. A crise no governo estadual também é apontada como um obstáculo à sua pretensão de chegar à prefeitura.

Por eliminação

Peemedebistas de peso negam que pretendam apoiar o novo tucano, mas frisam que a eleição de Osorio seria, para eles, melhor que a de um adversário como Marcelo Freixo (Psol), Crivella (PRB) ou Alessandro Molon (Rede).

Instinto

Pezão fez muitos elogios ao ex-secretário e, em conversas, previu que sua candidatura deverá crescer. Cabral, em reunião com Osorio na semana passada, pediu que ele permanecesse no PMDB e reiterou que Pedro Paulo é o candidato do partido. Mas, como ressalta um amigo do ex-governador, políticos têm instinto de sobrevivência. 

Tucano de rapina

Além de ter ignorado o pedido do amigo Paes, ex-secretário-geral do PSDB, Aécio trata de tentar aumentar sua rede de apoios no estado. Mandou aliados conversarem com prefeitos que aceitariam ir para seu partido, entre eles, Dr. Aluizio, de Macaé, e Vinicius Farah, de Três Rios. Ambos são do PMDB.

‘PSDB do G’
Outros pré-candidatos à prefeitura passaram o dia analisando a mudança no quadro. Um deles fala em ressaltar a ligação de Osorio com o PMDB, diz que ele é do “PSDB do G” — “G” de governo.

Apostas

Para tentar ressaltar os problemas de Pedro Paulo, Freixo decidiu escolher uma mulher para ser sua vice. Ela terá histórico de luta contra a violência doméstica. Molon aposta em sua ligação com Marina Silva, que, no primeiro turno de 2014, superou Dilma e Aécio no Rio.

Você pode gostar