Por rafael.nascimento

Rio - Uma publicação no Facebook envolvendo um pastor evangélico e o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-Rio) tem causado polêmica nas últimas horas. O religioso usou a rede social da igreja em que frequenta para criticar a orientação sexual do político e afirmar que ele "deveria se converter" ou então morrer.

Nesta terça-feira, o bispo evangélico Marcos Klain, da Comunidade Bíblica da Graça, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, usou a página oficial da instituição para publicar imagem em que ele aparece ao lado de Wyllys, criticando o deputado. Ambos se encontraram, no último domingo, em um voo para a Inglaterra, e durante a viagem Klain pediu que Jean fizesse um registro fotográfico com ele. 

Na imagem é possível observar que o bispo aparece sorrindo e bem descontraído, no entanto o pastor demonstrou seu descontamento de estar ao lado do psolista na web.  "Acho que ele pensou que meu sorriso era pela foto conseguida... Mas ele não sabe que eu só queria colocar minhas mãos sobre ele pra profetizar... "ou se converte, ou morre". O Brasil é de Jesus!", disse ele na legenda da foto.

'Acho que ele pensou que meu sorriso era pela foto conseguida... Mas ele não sabe que eu só queria colocar minhas mãos sobre ele pra profetizar'%2C diz o pastor Reprodução / Internet

A publicação rapidamente viralizou e já foi compartilhada por dezenas de pessoas. Algumas apoiaram a atitude do líder religioso. No entanto, a maioria criticou a postura do pastor. Na ocasião, vários internautas tacharam a atitude de Marcos Klain como homofóbica.

O DIA conversou, por telefone, com o presidente da Comunidade Bíblica da Graça, o apóstolo Eduardo Machado, que é líder de Klain. Machado confirmou que a publicação foi feita na página oficial da igreja e condenou a atitude do bispo. "A postagem foi feita na página da igreja. Já mandei retirar. Essa não é a postura que esperamos de um pastor".

O presidente da igreja afirmou que não concorda com o que ele classificou como "comportamento homossexual". Segundo ele, "Deus aceita o pecador, mas rejeita o pecado". "Ele tem a escolha dele (se referindo à orientação sexual do deputado Jean Wyllys), isso é uma escolha dele. Só não podemos aceitar é a atitude (do pastor)", afirma. Segundo Eduardo Machado, sua igreja tem frequentadores gays.

Perguntado se Marcos Klain sofrerá alguma sanção, o presidente da igreja afirmou que vai esperar ele voltar da Inglaterra para "conversar com ele".

Ao DIA, o deputado federal Jean Wyllys afirmou que no dia da foto, ele seguia para Londres, em uma missão oficial, a convite do Kings College London, instituição de ensino superior do Reino Unido. De acordo com o parlamentar, o bispo teria pedido para tirar a foto. "Sempre que o deputado está na rua, no aeroporto, num restaurante ou em qualquer lugar público, pessoas se aproximam para parabenizá-lo pelo seu trabalho e pedem para tirar uma foto", afirma em nota.

Ainda segundo o comunicado, é "chocante" uma pessoa pedir para tirar uma foto e fazer "esse tipo de publicação". A nota prossegue: "É algo chocante, mas mostra o nível de ódio, ressentimento e desonestidade dessas pessoas que são um exemplo claro do fundamentalismo religioso que tanto denunciamos. Os verdadeiros cristãos não pensam assim como esse bispo, que fez uma ameaça postando o próprio rosto". Por fim, Jean Wyllys afirmou que vai entregar a publicação à Polícia Federal e pretende processar o pastor.

Confira a íntegra nota do deputado federal Jean Wyllys enviada ao DIA:

"O deputado Jean Wyllys está em missão oficial em Londres, cumprindo uma extensa agenda de palestras e encontros, a convite do Kings College London, instituição de ensino superior do Reino Unido e considerada uma das mais prestigiadas e importantes do mundo. Sempre que o deputado está na rua, no aeroporto, num restaurante ou em qualquer lugar público, pessoas se aproximam para parabenizá-lo pelo seu trabalho e pedem para tirar uma foto. O deputado é sempre solícito, porque 99% das vezes são pessoas honestas e que realmente gostam dele e querem ter uma lembrança do encontro. Nesse caso, o bispo enganou o deputado para tirar uma foto, e fez esse post com uma ameaça de morte. É algo chocante, mas mostra o nível de ódio, ressentimento e desonestidade dessas pessoas que são um exemplo claro do fundamentalismo religioso que tanto denunciamos. Os verdadeiros cristãos não pensam assim como esse bispo, que fez uma ameaça postando o próprio rosto e agora vamos entregar o print à Polícia Federal. Nossa assessoria jurídica está tomando as devidas providências legais. Não podemos banalizar o discurso de ódio. Vejam a quantidade de assassinatos de pessoas LGBT que houve no último mês. É uma situação muito grave, e esses fundamentalistas religiosos que pregam o ódio contra a comunidade LGBT também são responsáveis por esses crimes".

Reportagem do estagiário Rafael Nascimento

Você pode gostar