Prefeitura quer feriados na Jornada Mundial da Juventude
Objetivo seria minimar transtornos para a população e amenizar impacto para cariocas
Por thiago.antunes
Rio - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, enviou proposta para a Câmara dos Vereadores, na tarde desta quarta-feira, solicitando feriado integral na cidade nos dias 25 e 26 de julho, por conta da presença do Papa Francisco na Praia de Copacabana, para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 28 do mesmo mês.
O objetivo é minimizar os transtornos para a população e amenizar o impacto do evento na vida dos cariocas. No dia 23, será feriado a partir das 16h, para facilitar a chegada de peregrinos. Já no dia 29, para que as saídas de ônibus sejam melhoras, será feriado até às 12h.
As atividades de comércio de rua, bares, centros comerciais, shoppings, galerias, estabelecimentos culturais e pontos turísticos podem funcionar normalmente. "Não queremos a cidade parada, morta. Os órgãos essenciais da Prefeitura, para a logística do evento, vão funcionar", disse Paes.
"Esse evento tem uma complexidade que às vezes é muito maior que as Olimpíadas. Ainda há detalhes que estão sendo amarrados", afirmou o prefeito, citando, por exemplo, a logística do trânsito durante a visita do Papa Francisco.
Publicidade
Ônibus fretados proibidos de circular
Os ônibus fretados, que transportarão os peregrinos, estão proibidos de circular no município entre os dias 19 e 30 de julho. Caso desrespeitem a medida, podem ser multados e apreendidos.
Publicidade
Os pontos de triagem para os veículos serão no terreno da Canção Nova, em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, e em Casemiro de Abreu e Itaipava, no interior do Rio. A entrada na cidade não poderá ser feita entre às 6h e 10h e 17h às 20h. Após o desembarque dos passageiros, os ônibus ficarão em bolsões em Paciência e no Recreio dos Bandeirantes.
São esperados cerca de 20 mil ônibus durante o evento. Em Copacabana, a Prefeitura repetirá o esquema do Revéillon, com chegada e saída pelos transportes públicos.