Por thiago.antunes
Rio - O juiz da 198ª Zona Eleitoral de Resende, Marvin Ramos Rodrigues Moreira, cassou o mandato do prefeito de Itatiaia, no Sul Fluminense, Luiz Carlos Ferreira Bastos, o Luiz Carlos Ypê (PP), e de seu vice, Edmar Barbosa da Silva.
A sentença de Marvin Ramos também cassa os diplomas de ambos, além de declará-los inelegíveis por oito anos. Cada um deles recebeu multa de R$ 12 mil. À decisão, que ainda será divulgada no Diário Oficial, cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O prefeito Luiz Carlos Ypê deve recorrer da decisão junto ao TRE Divulgação

No início da noite desta terça-feira, Luiz Carlos Ypê e Edmar não foram encontrados para comentar o assunto, mas, segundo pessoas próximas ao políticos, os dois já providenciaram suas respectivas defesas.

Em seu despacho, o juiz determina que o segundo colocado nas eleições de outubro, Almir Dumay (PR), assuma a prefeitura tão logo decorra o prazo para a apresentação de recurso.

Publicidade
Luiz Carlos Ypê e Edmar se elegeram com 6.451 votos (34,92% dos votos válidos) pela coligação ‘O Futuro é Agora’. De acordo com a sentença, os gestores são acusados de abuso de poder econômico e político, além de prática de conduta vedada.
Almir Dumay foi o terceiro prefeito do município, emancipado de Resende. Reeleito, Dumay, que também já teve problemas com a Justiça Eleitoral — em 2012, por exemplo, só conseguiu que o TRE registrasse sua candidatura às vésperas das eleições —, cumpriu mandato de 1997 a 2004.
Publicidade
Mau uso do Erário
Na sentença, o juiz Marvin Ramos justificou a decisão: “Novamente como bem ressaltado pelo Ministério Público Eleitoral, a imagem que se passa ao povo da pequena cidade de Itatiaia é de vantagem política e econômica perante os demais candidatos, ao fazer uso de empresas prestadores de serviços públicos custeados pelo Erário, em detrimento daquele que não ocupa cargo público”.
Publicidade
Pelo Facebook, eleitores de Almir Dumay comemoraram a decisão: “Parabéns! Aproveite para realizar a melhor gestão da história do Sul do estado!”, postou Cláudia Oliveira.
“Dê uma resposta aos seus eleitores,que lhe concederam um novo crédito como representante do Executivo”, escreveu Carlos Alexandre Leal.