Por cadu.bruno
Rio - O comércio foi fechado no Complexo do Alemão na manhã desta quinta-feira. Segundo moradores, a ordem para fechar as portas teria partido de traficantes. Os estabelecimentos nas ruas Joaquim de Queiroz, Nova, Itararé e Itaoca foram fechados. O movimento de moradores na região ficou reduzido por conta do clima tenso.
Comerciante fecha porta de estabelecimento no AlemãoAlessandro Costa / Agência O Dia

Na noite desta quarta, um homem acusado de tráfico foi morto durante uma troca de tiros com policiais do Regime Adicional de Serviço (RAS), na localidade conhecida como Areal, no Alemão.

Segundo a PM, com Anderson Simplício de Mendonça, conhecido como Orelha, de 29 anos, foram apreendidas uma pistola e dois carregadores. O tiroteio ocorreu por volta das 21h e assustou os moradores da localidade.

Nesta quinta, policiais estão revistando moradores da comunidade. As aulas foram suspensas na Escola Estadual Jornalista Tim Lopes. De acordo com estudantes, a escola informou que a polícia iria realizar uma operação na região. Pais de alunos afirmaram ainda que traficantes ordenaram "toque de recolher" e avisaram que os moradores têm até o meio-dia para estar em casa.

O policiamento na região foi reforçado na manhã desta quinta-feira por conta do confronto e do comércio fechado.
Publicidade
Segundo a UPP do Alemão, os militares do RAS - PMs de folga em seus batalhões que tiram serviço oficial remunerado em outras unidades da PM - patrulhavam a localidade da Cufa, no alto morro. O local é estratégico para os bandidos por ser uma ligação com outras comunidades.

Troca de tiros assusta moradores

Um grupo de criminosos passava pelo local e se deparou com os PMs. Houve intensa troca de tiros e a quadrilha tentou escapar. Na localidade do Areal, Anderson foi baleado. Levado pela polícia para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da comunidade, ele não resisitiu e morreu. Uma viatura da PM teria sido atingida no confronto. Os marginais fugiram pela Rua Joaquim de Queirós, na Favela Nova Brasília.

Ordem de fechar comércio teria partido de traficantesAlessandro Costa / Agência O Dia

O comandante da UPP do Alemão, major Márcio Varela, afirmou que os bandidos dispararam contra policiais militares em patrulhamento.

Publicidade
"Acho que é uma forma de demonstração de descontentamento com a pacificação. Mas não devemos esquecer que hoje 10 traficantes do Alemão foram presos pela Polícia Federal no Paraguai", analisou o major.