Por raphael.perucci

Rio - Não há nada que o amor pela literatura não seja capaz de realizar — que o digam Iverson e Manaíra Carneiro, pai e filha, que estarão juntos no concurso ‘Eu, Jovem Carioca, Tenho uma História para Contar’, para estudantes de escolas públicas do ensino médio em áreas de comunidades pacificadas. Iniciativa da Brazil Foundation com apoio do DIA, o concurso segue com inscrições abertas até sexta-feira pelo site www.eujovemcarioca.com.br.

Manaíra%2C de ‘5x Favela%2C Agora por Nós Mesmos’%2C e o pai Iverson%2C poetaDivulgação

Escalada para falar sobre roteiro de curta-metragens num dos ‘Encontros Inspiradores’ do concurso — 30 textos serão selecionados na primeira fase, mas só 15 irão à fase final — Manaíra diz que a leitura é fundamental para o bom desenvolvimento do português. E sugere que os que sonham se tornar escritores criem blogs para exercitar a escrita.

“Não deixem de escrever. É preciso ler muito para escrever bem”, prega a jovem, uma das diretoras do premiado filme ‘5x Favela — Agora por Nós Mesmos’. “A gente encontra dificuldades, não é fácil para ninguém. Tem que começar de qualquer jeito. O importante é começar, depois você deslancha.”

Deslanchar, para ela, é sinônimo de seguir em frente. Durante as gravações do filme, saía da casa do pai às 4h e retornava às 23h. Iverson, por sua vez, mantinha o incentivo constante à filha, que se apaixonou pela literatura aos 13 anos, quando teve de se internar no Salgado Filho e recebeu vários livros do pai para ‘matar o tempo’.

“Ela sempre foi muito estudiosa. Só dei um empurrão”, revela o poeta, autor de ‘Moleque Velho’, entre outros. Animador cultural da escola Central do Brasil, no Méier, agora diz que chegou a hora de dar outros empurrões, desta vez nos alunos que têm a verve da escrita. Para tanto, vai se empenhar em mostrar a importância de seguir seus sonhos. Como ele fez com a filha, que de tanto escutar o pai, trocou a festa de 15 anos pela Antologia Poética de Vinícius de Moraes. Valeu à pena...

Você pode gostar