Por tamyres.matos

Rio - A voz é frágil. O porte, franzino. Mas a garra com que Terezinha Vasconcelos cuida dos projetos do Gefep (Grupo de Formação de Educadores Populares), na entrada da Matinha, no Turano, impressiona. Há seis anos na casa doada por uma ONG alemã, com duas décadas de trabalho na pastoral do Rio Comprido no currículo, Terezinha é um exemplo.

Por lá passam 140 crianças em aulas de música, balé, hip hop e teatro. Há ainda ambulatório com acupuntura e massoterapia voluntária. Tudo de graça. “Isso aqui é um sonho que virou realidade”, conta ela, que vê o processo de pacificação com bons olhos.

Terezinha (à direita%2C de casaco preto) em meio aos sambistas do grupo ‘Som das Comunidades’ Swami Barão

“As pessoas ainda têm medo da PM. Também, quando ela entrava aqui, sempre saía um morto”, emenda. “As crianças é que vão entender a importância disso daqui a dez anos.” Enquanto a mudança não chega, Terezinha trabalha para empoderar a comunidade.

ESTÚDIO NO CASARÃO GRAVA SAMBA DE COMPOSITORES DO COMPLEXO

Por empoderar a comunidade entende-se dar cidadania aos moradores. O projeto ‘Som das Comunidades’, por exemplo, é fruto da criação de um ponto de cultura na casa. Graças ao ‘Som’, veio à tona o talento dos compositores do Turano que nunca tiveram oportunidade de gravar. É lá que Luiz Gonzaga ‘Barão’, por exemplo, mantém o sorriso largo com o pandeiro na mão, mesmo impedido de voltar a trabalhar como pedreiro por conta da saúde.

Lá também gravaram CDs do grupo no estúdio de oito canais — o orgulho de Dona Terezinha e do professor Luiz Nascimento — e conseguiram sair para tocar em festas e eventos. Além do samba, há oficinas de choro, forró, bossa nova, samba de raiz, MPB e rock. “Este estúdio é uma mina. Conseguimos gravar as músicas dos compositores do Complexo, que são muitos”, diz Luiz.

ELYMAR NO ALEMÃO

Elymar Santos é o sonho das ‘meninas’ da 3ª idade do Alemão. A conclusão é da equipe do Territórios da Paz, da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, que está negociando com o cantor para festa de fim de ano do projeto ‘Fala Idoso’, no Cacique de Ramos. Na pesquisa, foram ouvidas 16 comunidades do complexo.

IDOSOS SEM LAZER

Na pesquisa, foi constatado que os idosos estão à margem das políticas públicas e sem opções de lazer no complexo. Por isso foi criado o programa, que formou uma rede de relacionamento entre eles. Do segundo encontro, que reuniu 50 pessoas em setembro, surgiu a ideia da homenagem a Elymar.

CAPOEIRA EM PARIS

Mestre Flávio Saudade, que foi notícia aqui semana passada com suas aulas de capoeira no Haiti, procura recursos para levar três de seus alunos de Porto Príncipe a Paris, onde o seu ‘Gingando Pela Paz’ vai concorrer ao prêmio máximo do Educasport, espécie de Fórum Mundial Social de Esporte, em novembro.

ITAOCA VULNERÁVEL

O interesse dos filhos de ex-catadores do Lixão de Itaoca supreendeu o Instituto Synthesis, que comanda programa de preparação para o mercado de trabalho no local. Com 70 vagas abertas em setembro, teve 250 inscritos. “Esta juventude está socialmente vulnerável”, diz a diretora social Adriana Gomez.

SAMBA, VIDIGAL!

O Bloco Acadêmicos do Vidigal, depois de uma parada estratégica, volta a ensaiar aos sábados, começando por hoje, na praça do ponto de ônibus, a partir das 20h. Os sambas concorrentes no enredo ‘Do Samba ao Funk, eu Danço — Felicidade é o que se Quer’ começam a ser apresentados oficialmente.

AGENDA

MORRO AZUL
A Associação de Jogadores de Beach Tennis promove, amanhã, oficina do esporte com crianças do Morro Azul, às 11h, na Praia do Flamengo.

TERREIRÃO
O Sesi faz festa para 3.500 crianças de UPPs hoje, no Terreirão do Samba, com oficinas culturais e esportivas, distribuição de brinquedos e shows.

CPP
O coronel Frederico premiou ontem 64 policiais de UPPs por valorizar o policiamento de proximidade.

LIVROS NA BAIANA
De segunda a sexta, na Baiana, a Imprensa Oficial do estado oferece 800 títulos no projeto Mais Leitura, ao custo de R$ 2 a R$ 4. A biografia de Bussunda é um deles.

Você pode gostar