Por thiago.antunes

Rio - Pedro Henrique Sá tem 17 anos e um sonho: jogar na Europa. Enquanto ele não vira realidade, o jovem meia do projeto Esporte Seguro, no Morro dos Prazeres, sente o gostinho dele. Nesta quarta-feira, Pedro foi o único a segurar a taça da Premier League conquistada pelo Manchester United na temporada 2012/2013. Ao seu lado, 22 adolescentes da favela babavam, e tocavam, no mimo. “Tocar nela é incrível. Quase nunca acontecem coisas assim na favela. Estou muito feliz ”, disse Pedro, único a ganhar uma camisa autografada de Denis Irwin, ex-zagueiro da seleção irlandesa que representava o clube.

Irwin (esquerda) e os jovens do projeto com a taça do campeão inglêsMárcio Mercante / Agência O Dia

Irwin e uma comitiva do Manchester começaram pelos Prazeres a turnê que levará a taça a 24 países. O ex-zagueiro irlandês assistiu à partida dos jovens do projeto no alto da favela. Daivid Teixeira, de 16 anos, fotografava e filmava tudo mas, nervoso, deixou escapar algumas cenas. “A câmera às vezes treme e eu me desconcentro”, contou o estudante do 1º ano. “É incrível a taça estar aqui, um sonho.”

Allan Lucas, de 15 anos, concordava com Daivid e imaginava o dia seguinte. “Amanhã (hoje) vou mostrar as fotos pra todo mundo na escola.” Irwin viu, não entendeu, mas teve sensibilidade. Diante da mistura de pobreza e determinação, avisou. “Além de jogar bola, estudem. Só assim se vence na vida.”

Você pode gostar