Por thiago.antunes

Rio - Marcado para os dias 10 e 11 de dezembro, a 13ª edição do Fala Comunidade, fórum que vai reunir representantes de 153 favelas de todo o país aqui no Rio, tem em Wanda Guimarães uma espécie de anjo da guarda. Coordenadora da ONG Cedaps (Centro de Apoio e Prevenção à Saúde), que transforma em projetos as iniciativas voluntárias nas favelas, ela aposta na troca de experiências como a melhor forma de fazer a saúde avançar nas comunidades.

“Começamos com seis, sete favelas, e hoje reunimos até comunidades quilombolas e indígenas”, conta ela. “É um evento importante para a troca de experiências. A diferença é que ele não é voltado para o governo e sim para as lideranças comunitárias.” O evento acontecerá no Hotel Novo Mundo e terá vasta programação cultural no segundo dia. O primeiro será voltado apenas para os debates.

Wanda Guimarães vai participar de fórum de representantes de favelas no RioAndré Mourão / Agência O Dia

Tuberculose

Doença de tratamento complicado devido ao estigma e às transformações nítidas na cor da pele, a tuberculose continua avançando no Estado, diz Wanda. “O Estado do Rio é o maior em incidência no Brasil”, conta. Segundo ela, as más condições de vidas da população de favelas são a principal causa.

Banca de camelô com doação de preservativos vira 'case' de sucesso nas favelas

Para explicar a importância do evento, Wanda conta uma história de um encontro passado. Voltado basicamente para prevenção a DST e gravidez precoce, o Cedaps deparou-se com uma experiência no Nordeste que se expandiu por outras comunidades: a banca de camelô de preservativos — o camelô comunitário. “Uma pessoa usava esta banca, na comunidade, para distribuir preservativos. Importamos a ideia e deu certo: vários moradores paravam para pedir, elogiar e até mesmo reclamar”, conta.

Caso a caso

Wanda conta que não há uma fórmula única para se alcançar o morador das favelas. Ela diz que cada comunidade tem sua característica e que o importante é mobilizar as pessoas para a causa. “A prevenção não tem um modelo único. Se aquela comunidade é evangélica, a abordagem tem de levar isto em conta.”

Microcrédito da paz

Empreendedores das favelas pacificadas do Rio ganham nova fonte de receita em fevereiro. Papa do microcrédito e Nobel da Paz, Muhammad Yunus pretende captar R$ 5 milhões em três anos. A novidade foi anunciada pela presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), Eduarda La Rocque.

Unesco e a favela

Estudo da Unesco sobre favelas, que virou livro, recomenda mais investimento na educação de meninas, o desenvolvimento de modelos masculinos de identificação e o aumento do alcance e qualidade de serviços. A necessidade de interlocução com as organizações da favela, por parte do Estado, também é citada.

Fallet

Vinte e quatro crianças do Fallet apresentam amanhã, no Unicirco Marcos Frota, na Quinta da Boavista, o resultado das oficinas de arte circense. Grátis, a partir das 10h deste sábado.

Turano

Oito grafiteiros pintam neste domingo mural na comunidade do 117. A Light patrocina o projeto, idealizado pelo francês Anthony Taieb, da UPP Social.

Alemão

A banda do INECC toca bossa nova neste sábado, a partir das 10h, na Estação Itararé.

DEPOIS DE algumas reuniões, ficou decidido que a 5ª Mostra Cultural Turano, História e Arte será na comunidade do Rodo, dia 23.

Você pode gostar