Por thiago.antunes

Rio - Quem disse que justiça social, mercado financeiro e lucro não podem falar a mesma língua? Para Eduarda La Rocque, presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), a mistura acima vira realidade no começo do ano que vem, quando será criado o Fundo de Investimento Sócio Ambiental (Fisa). Imaginado pela ex-secretária municipal de Fazenda, o fundo permitirá ao investidor apostar dinheiro ajudando a prefeitura a reduzir os índices de pobreza das favelas.

As construções de novos EDIs (Espaço de Desenvolvimento Infantil) e Clínicas de Família são exemplos. “Os EDIs são maravilhosos, mas não temos como pôr um em cada comunidade”, diz. “Com o fundo, isso pode virar realidade.” Para saber se o investimento deu certo, será lançado em janeiro o MRP (Mapa Rápido Participativo), ranking de favelas medindo, e comparando, dados como pavimentação, coleta de lixo e saneamento. De tempos em tempos, haverá nova medição, e a evolução dos números apontará a margem do lucro.

Presidente do IPP acredita que justiça social%2C mercado financeiro e lucro podem falar a mesma línguaJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia

Queda da desigualdade vai determinar lucro

Eduarda explica a lógica do fundo. Segundo ela, o retorno do investidor virá de acordo com quanto o Estado deixará de gastar em áreas emergenciais. Por exemplo, internações hospitalares evitadas ou diminuição de retorno à marginalidade de egressos do tráfico, assim como índice de repetência. “A Inglaterra fez algo parecido com um fundo em que a medida é a taxa de retorno ao sistema prisional”, explica a presidente do IPP.

Fundo ainda espera aval da CVM

A nomenclatura Fisa espera o aval da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão que regula investimentos de capitais. Eduarda acredita que receberá o sim em breve. “Vamos unir nossa experiência social com a financeira”, prevê. A cidade mais segura move seu sonho. A presidente do IPP não se esquece da bala que atingiu seu carro no fim de 2008, durante tentativa de assalto em Ipanema. “Ali decidi aceitar o convite do prefeito Eduardo Paes. Agora, meu sonho é replicar recursos do mercado financeiro para a causa social.”

'Eu, Jovem Carioca'

Atores dos grupos ‘Nós do Morro’, ‘Bando C. Favelados’, ‘Cia Completa Mente Solta’ e ‘Cia Cecília em Cena’ gravam a narração, nesta segunda, de 15 histórias finalistas do concurso ‘Eu, Jovem Carioca’, apoiado pelo DIA.

Pesquisa pacificada

As pesquisas de soluções para problemas ambientais em comunidades pacificadas vão ganhar o apoio da Faperj. Terça, a Secretaria Estadual do Ambiente assina convênio que vai oferecer R$ 2 mi a título de bolsas.

Redação define as debutantes das UPPs

O baile de debutantes das UPPs, dia 19 de dezembro no Palácio Guanabara, está bombando. Com 130 inscritas e 36 vagas — uma para cada UPP —, a Coordenadoria de Polícia Pacificadora fará um concurso de redação hoje, em Vila Isabel, para escolher as vencedoras. O tema vai girar em torno do programa e a correção será feita por professores voluntários, que não saberão de qual comunidade é a candidata. “Essas meninas estão passando por um vestibular especial”, diz o coronel Frederico Caldas, coordenador das UPPs.

Canadá no Fallet

Dez canadenses chegam ao Rio no dia 16 para um projeto que vai mudar a cara do Fallet. Membros do LEAD, órgão consultivo da ONU, eles vão aprender a trabalhar com comunidades através da cocriacão de projetos. O aprendizado vai gerar um modelo para ser replicado em comunidades do mundo inteiro.

O ‘Programa de Empoderamento de Lideranças’ foi criado pelo assessor estratégico em sustentabilidade Leo Dias, que conheceu a favela no 5º debate da série ‘Rio sem Fronteiras’. “O Fallet é uma comunidade que está na sombra e tem no Flávio Mazzaro, presidente da Amavale, uma liderança importante”, diz.

Mangueira

Bambas da Vila Isabel, André Luiz, e da Tradição, Nésio Nascimento, dão seus depoimentos hoje ao projeto ‘Memória das Matrizes do Samba’, no Museu Cartola.

Mobilidade

Som + Eu, Villa Lobos e as Crianças, Violões do Forte de Copacabana, Tuhu e A Quebrada se apresentam terça, no Carlos Gomes, no projeto Mobilidade Sonora, da Fetranspor.

Santa Marta

Binho Cultura lança hoje no ‘Curta o Santa Marta com Poesia’ o livro ‘A História que Conto’. Às 18h, na Laje do Michael.

Higienópolis

A Cia de Teatro e Cinema Experiência lança o filme ‘A Vida tem seu Preço’, sexta, em Higienópolis.

A 4ª EDIÇÃO do Guia das Comunidades, que circulará dia 29 encartada no jornal, trará um mergulho no Complexo do Alemão.

Você pode gostar