Por tamyres.matos
Rio - Até pouco tempo atrás, antes de serem substituídos pelos sacos plásticos, as embalagens eram todas de papel. Agora Rene Silva, que ficou conhecido por narrar a retomada do Complexo do Alemão pelas forças policiais em 2010, e seu sócio Bruno Pradella, os trazem de volta sem custo para os estabelecimentos do complexo. “Colocamos anúncios de pequenos comerciantes, cobramos R$ 200 por 10 mil sacos e distribuímos nas lojas”, conta.
O negócio começou há dois meses: “Vamos aproveitar as laterais para publicar poesias e telefones úteis”, frisa Bruno. A ideia deu tão certo que eles fundaram a BR Mídia, agência de publicidade alternativa. Além das embalagens para pães, terão sacos para farmácias e descansos para copos de bebidas. Eles ressaltam que o trabalho da agência ainda preserva o meio-ambiente, já que sacos plásticos entopem ralos e podem provocar enchentes, enquanto os de papel se dissolvem em contato com a água.
Rene Silva quer colocar poesia e telefones úteis em embalagens de papelDivulgação

VOTA, MANGUEIRA!

Publicidade
Com votação aberta para os maiores de 16 anos, acontece hoje a primeira eleição livre da Associação de Moradores da Mangueira após a criação da UPP. A disputa será entre Thiago Santana Peçanha, o Thiaguinho, e Severino Gandino, o Bill Popular. As urnas estarão na Quadra do Telégrafo, Associação de Moradores do Buraco Quente, Quadra do Chalé e Candelária.
ANDARAÍ BOM DE LUTA
Publicidade
O projeto Flor da Mina, do campeão de vale-tudo Will Ribeiro (foto), começa o ano com o pé direito. Will, cadeirante após acidente de moto quando estava no auge da carreira, abriu inscrições para jovens treinarem na comunidade pacificada do Andaraí. Sempre às segundas, quartas e sextas, das 10 às 12h; 19 às 20h (crianças) e 20h às 21h30 (adultos).
PARCERIAS À VISTA
Publicidade
Rene ressalta que o Alemão é só o começo. Eles também planejam ampliar o negócio para outras comunidades com UPPs, como Cantagalo, Vidigal, Rocinha e Cidade de Deus. “Já temos parcerias nesses morros.” Ele acredita que além da lucratividade para os anunciantes, a ideia pode ser boa fonte de renda para os moradores das favelas parceiras do negócio.
VOZ DA COMUNIDADE
Publicidade
Sem rodar a versão impressa desde 2010 e com a redação fechada após o ataque à sede do AfroReggae, em julho de 2013, o jornal Voz da Comunidade, de Rene, está de mudança para uma nova sede, fruto de parceria com uma empresa de refrigerantes e o governo do Estado, que cedeu o terreno. Agora em formato tablóide, colorido e com tiragem de 10 mil exemplares.
ATIVISTA, ESCRITOR, FUTURO JORNALISTA
Publicidade
Julho de 2013 foi um mês marcante para Rene Silva: a sede do jornal que dirige, A Voz da Comunidade, foi incendiada e ele lançou seu primeiro livro: A Voz do Alemão, junto com Sabrina Abreu. A publicação conta as histórias dos moradores do complexo que ajudaram a transformar a imagem que as pessoas têm da favela, através de projetos sociais. A adversidade não silenciou a comunidade, nem Rene, que em 2015 fará faculdade de jornalismo. Ele ainda não sabe onde, pois ganhou bolsa integral para a ESPM e PUC.