Por thiago.antunes

Rio - Quando as cortinas do Cirque du Soleil se abriram na Marina da Glória, terça-feira, os olhos dos mais de 200 moradores do Complexo do Alemão brilharam. Novatos em circo, eles acompanharam o espetáculo ‘Corteo’, que narra a vinda de anjos à Terra para levar o palhaço Mauro do seu leito de morte — e se emocionaram.

“É a coisa mais linda. Nunca vi nada igual”, disse Roberta Garcia, 22 anos, acompanhada dos três filhos e do marido, Hugo Leonardo, todos assistindo pela primeira vez a atração, que tem ingressos a R$ 240. Olhos marejados de quem quase foi às lágrimas, Roberta festejava a oportunidade de trocar a realidade do dia a dia pelo sonho de uma noite no circo. “A vida é tão difícil que eu não nunca poderia vir aqui”, completou. Alguém perdido no meio da escuridão falava, baixinho, o quanto era incrível ver a cama do palhaço Mauro voar dez metros acima do chão no momento em que relembrava sua vida.

Moradores do Alemão%2C com Rene à frente (de cinza)%2C esbanjam alegria após o espetáculo CorteoFernando Souza / Agência O Dia

“Acho importante que a gente da favela esteja nesse tipo de lugar. Não fomos desrespeitados por morarmos lá, muito pelo contrário. Toda a produção deu o apoio e o suporte que precisamos”, elogiou Rene Silva, morador do Alemão que organizou a excursão e teve o apoio de 35 voluntários.
Ruan Alencar, 17, ficou tão impressionado com o espetáculo que passou a dividir o sonho de ser jogador de futebol: “Sinistro demais. Imagina eu fazendo isso lá no morro!”

Os moradores do complexo fazem parte das mais de 10 mil pessoas que assistiram ao espetáculo, graças à parceria da organizadora do evento com o Cirque du Soleil e ONGs. Para Rene, a noite mágica renderá novos frutos. Desta vez, longe do Alemão. “Consegui mais 300 ingressos e vamos doar para o pessoal da Rocinha, do Santa Marta e da Cidade de Deus”. Sejam bem-vindos!

Você pode gostar