Por bianca.lobianco

Rio - Assustado com a inflação no comércio e a saída de moradores por conta da alta dos aluguéis, o grupo que discute a gentrificação do Vidigal estuda pedir a criação de uma lei para regulamentar o processo. A ideia surgiu numa das reuniões na sede da associação de moradores local, que prepara seminário sobre o tema junto com a ONG ComCat, marcado para o dia 18. “Os contratos de aluguel ainda são de boca”, explica Marcelo da Silva, presidente da associação. “O problema é que quatro meses depois de alugar, querem aumentar o preço de novo. Tem muito morador antigo daqui sendo obrigado a ir embora.” Theresa Williamson, da ComCat, diz que o problema agrava a vida dos moradores das comunidades que receberam UPPs — além do Vidigal, Santa Marta e Babilônia também estão sob ataque especulativo. “Uma lei para favelas com UPPs seria muito bem-vinda”, diz Theresa.

Marcelo%2C Cida%2C Sebastião%2C Theresa%2C Sara%2C Rosa na entrada da associação%3A seminário será dia 18André Balocco / Agência O Dia

Principal liderança do Complexo do São Carlos, Nenel Silva está deixando a presidência da Associação de Moradores. As favelas da região ainda não decidiram quem vai sucedê-lo, mas é provável que as eleições sejam antecipadas e Pedro Paulo, da Mineira, se candidate.

PONTO PARA A LIGHT

Alvo de queixas de moradores do Santa Marta por causa de contas consideradas abusivas por eles, a Light esclarece que as redes das comunidades são novas e com boa qualidade de fornecimento. Segundo nota enviada à coluna, o aumento nas contas se deve às temperaturas atípicas do verão. A empresa diz ainda estar aberta a discutir as queixas dos clientes.

O SEBRAE E A FAVELA

O Sebrae já conhece bem o perfil dos microempreendedores das favelas pacificadas. Depois de pesquisar seus clientes, chegou à conclusão de que poucos usam seus próprios imóveis para realizar negócios — apenas 30%. Outro dado curioso é que 76% dos empreendedores são ‘não brancos’ (pretos e pardos) e que a média de escolaridade deles é de sete anos.

HOMENAGEM A ABDIAS NASCIMENTO

O centenário do líder negro Abdias Nascimento vai ganhar festa no Centro Social da Ação da Cidadania, na Praça Mauá, dia 14. O escritor, poeta, ator e ex-deputado federal e senador pelo PDT, morto em 2011, ganhará uma exposição sobre sua vida. A festa prevê uma peregrinação até o Cais do Valongo, onde milhares de escravos vindos da África desembarcaram no Brasil — muitos deles mortos devido às péssimas condições de vida. Haverá apresentações musicais, teatrais, seminários e debates sobre a cultura afro-brasileira.

MINEIRA SUSTENTÁVEL

Quase um ano após O DIA denunciar o abandono do campo de futebol da Mineira, na entrada da comunidade, finalmente a maior área de lazer da região será reformada. Mas não será uma reforma qualquer: patrocinado pela Shell, o campo ganhará sensores sob a grama sintética para captar e transformar a energia gerada pelos jogadores enquanto correm atrás da bola. A iniciativa é pioneira no Brasil.

MINEIRA SUSTENTÁVEL 1

De acordo com o presidente da Associação de Moradores local, Pedro Paulo Ferreira, a energia acenderá os refletores do campo, que será o primeiro totalmente autossustentável do Brasil. As obras começam após o Carnaval e estarão concluídas até o fim de abril, quando haverá uma grande festa de inauguração. O acordo foi costurado pelo Instituto Pereira Passos, da prefeitura

AGENDA

JAZAREZINHO
O Bloco de Carnaval Inseto Brabo desfila hoje, amanhã e segunda-feira no Jacarezinho, em ação de prevenção contra o mosquito da dengue, a partir das 16h.

PENHA
A Arena Dicró, que fica dentro do Parque Ary Barroso, vai realizar, amanhã e na terça-feira, o seu baile de Carnaval infantil, das 15h às 19h. A entrada é franca.

CRIANÇA PROTEGIDA
A Secretaria Nacional de Direitos Humanos lançou aplicativo de celulares para denunciar abusos contra crianças durante o Carnaval. É possível ainda usar o disque 100.

TERREIRÃO
A CAT/Petrobras, no Recreio, abriu inscrições para formação de Cuidadores de Crianças. Interessados devem ter ao menos 16 anos. Informações no telefone 2490-0847.

Você pode gostar