Por bianca.lobianco
Retrato das favelas por fotógrafa japonesaJoão Pedro Machado / Divulgação

Rio - Os primeiros frutos cariocas do projeto Wonder Eyes, da fotógrafa free-lancer japonesa Hikaru Nagatake, nasceram ontem em Tóquio. São 80 fotografias feitas por jovens de comunidades pacificadas expostas na Galeria Konica Minolta Plaza. Hikaru esteve no Brasil em agosto do ano passado, por iniciativa do Sesi Cidadania, e foi destaque no DIA. A exposição, aberta até o dia 19, tem cliques de jovens da Cidade de Deus, Providência, Andaraí, Formiga, Macacos, Morro Azul, Borel, Mangueira, Tabajaras, São Carlos, Santa Marta e Alemão. “As fotos das crianças mostram o Rio de Janeiro de verdade, que a maioria dos japoneses não tem ideia que existe”, comentou Hikaru. “Foi uma experiência que me fez conhecer melhor a energia e a vida das pessoas que moram nessas regiões.” 

SALAMANCA E FALLET 1

O Instituto Marquês de Salamanca entrou no Fallet. Conhecido por seus programas de inclusão em Santa Teresa, o IMDS se associou à Fundação Gol de Letra, dos ex-jogadores Raí e Leonardo, e ofereceu o ‘Ginga Social’ para Associação de Moradores local. O primeiro passo, já em andamento, é reformar a quadra para a prática de futsal, vôlei e basquete.

>>> GALERIA: Crianças fotografam as comunidades cariocas

SALAMANCA E FALLET 2

A quadra continuará descoberta, mas ganhará piso específico para a prática de vôlei, basquete e futsal. Flávio Mazzaro, o Fafá, presidente da Amavale, aposta no boom dos esportes coletivos na comunidade. “A primeira parte da obra ficará pronta no fim do mês, com o piso. Mas ele precisa secar antes da pintura e do acabamento, que deve vir no fim de junho.”

JIU-JÍTSU NA ‘PROVI’

A UPP Providência reinaugura sua sala de lutas quinta-feira, às 10h. São 150 crianças aprendendo jiu-jítsu com os PMs que trabalham na favela. “Vamos estrear tatames profissionais”, conta o soldado Diorgenes, um dos homens de confiança do capitão Fábio, que comanda a unidade. O lutador Paulo Thiago, do Bope, estará lá.

ALEMÃO FAIXA-PRETA

O faixa-preta de muay-thai Raphael Espíndola, destaque da coluna semana passada, levantou a quantia que precisava para representar o Brasil no Mundial do esporte, em Buenos Aires, graças a doações. Com o ‘troco’, vai comprar equipamentos como coletes protetores e capacetes para os alunos. A ideia é ampliar o número de crianças treinando. Boa sorte!

TEATRO EM CASA

Dezenas de casas nas favelas da Rocinha, Batan, Borel e Cidade de Deus servirão de palco para cenas do Festival Home Theatre, evento que leva o teatro para dentro das residências de pessoas comuns. Idealizado por Marcus Vinícius Faustini, o festival acontece de 15 a 25 de maio. Para saber os endereços e horários das acesse www.festivalhometheatre.com.br.

HOJE É DIA DE CIRCO NAS FAVELAS

Mangueira, Borel, Manguinhos, Alemão e Formiga recebem hoje alguns espetáculos do Festival Internacional de Circo. A parceria do Instituto Pereira Passos com o Circo Crescer e Viver terá 45 apresentações em 30 comunidades pacificadas. Hoje, a festa começa com ‘Patrick, o Mágico’, no Terreirão do Borel, e o coletivo ‘No Pocket’, na Mangueira — ambos às 10h. Às 15h, ‘Um dia de João’ em Manguinhos, ‘Na Esquina’, no Alemão, e ‘No Pocket’ de novo, no Morro da Formiga. Na Rocinha, palhaceata a partir das 10h30.

AGENDA

Borel

O Borel recebe outra rodada da Copa Popular, para favelas atingidas por remoções. Indiana, Providência, Santa Marta e Glória, de Macaé, confirmaram presença a partir das 12h.

Prazeres

A peça ‘Salve os Prazeres’, que conta a história de moradores conhecidos da comunidade como Dona Maizé, será encenada hoje, no ginásio ao lado da UPP, a partir das 16h.

Turano

O DJ Cyborg comanda o baile na comunidade, todos os domingos, a partir das 22h, na quadra de cima da comunidade, na Raia. É só chegar que a entrada é grátis.

Praça Mauá

Hoje e amanhã acontece a inauguração da coleção ‘Tramas do Porto’ que, através de bordados, resgata a história da região. Às 15h. Largo São Francisco da Prainha 4 E.

Você pode gostar