Por bianca.lobianco

Rio - Reaproveitar a comida e fazer dela um instrumento para uma vida saudável — dentro da favela. É assim que a chef de cozinha orgânica Graça dos Prazeres pretende fazer uma revolução no Vidigal, onde prepara, na Associação de Moradores, um curso de culinária orgânica para os moradores.

“Minha comida previne doenças”, conta Graça, moradora da comunidade que usa forno e fogão para tratar as pessoas. “Somos aquilo que comemos é possível ganhar saúde até com salgadinhos. Vou ensinar a fazer chips de batata doce, pasta de girassol e bolinho de feijão. Tudo no forno.”

Chef de cozinha quer fazer revolução no VidigalAndré Balocco / Agência O Dia

No curso da neta de Heitor dos Prazeres estará o milagroso suco verde, que tem maçãs e peras como base. “Do bagaço do suco verde a gente pode fazer um bolinho de bacalhau delicioso. Basta acrescentar algas”, revela. “Da casca de banana, por exemplo, faço farinha, doce, bolo ou biscoito.”

Corrente pelo bem

Na última terça, o ativista Rene Silva lançou uma verdadeira corrente pelo bem no Alemão. “A pessoa publica o que tem para oferecer e o que está precisando no momento.” Segundo ele não é obrigatório doar algo para receber. Mais informações é só procurar o perfil dele no Facebook ou mandar um e-mail para: rene@vozdascomunidades.com.br.

Corrente pelo bem 2

A ONG Corrente Pelo Bem (Foto de ação em Caxias) fará um bazar beneficente na próxima quarta às 14h, na Ladeira Ary Barroso 1, Leme, e aceita doações de roupas, objetos e calçados. A renda será repassada para projetos em comunidades de baixa renda. “Em três anos ajudamos mais de cinco mil pessoas carentes”, afirma o fundador da ONG, Rodrigo Freire.

Só o forno cura

Diabetes, problemas de fertilidade e prevenção ao câncer estão na mira da cozinha orgânica viva, que Graça aprendeu a trabalhar com o médico brasileiro Alberto Peribanez Gonzalez. Sua gratidão transborda ao falar dele. “Ele me curou de seis miomas”, conta ela. “Tinha 17 anos quando descobri os problemas. Ele me ensinou a importância da comida.”

Só o forno cura 2

Nas panelas de Graça não entra qualquer tipo de óleo — nem o azeite de oliva, considerado do bem. “O alho e a cebola já dão a base para a gente poder cozinhar”, explica ela. Fritura é palavra proibida no seu vocabulário. “Além de ensinar a cozinhar, vou mostrar como reciclar a comida. A assepsia das casas e a germinação de folhas e legumes também estarão no curso.”

Vamos fazer nossa Copa nos Prazeres

Até 18 de julho, o Morro dos Prazeres sediará o Festival da Bola, que tem como objetivo oferecer a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos outra forma de enxergar e vivenciar a Copa do Mundo. Entre as ações desenvolvidas estão práticas de futebol educacional e futebol para o desenvolvimento. Em todas as áreas os jovens terão noções de meio ambiente, cultura de paz e gênero e serão impulsionados a pensar o futebol além do esporte. O Festival da Bola ainda fará torneios abertos para a comunidade na quadra da favela.

AGENDA 

MCS BATALHAM NA MAUÁ
Na próxima terça, às 16h, acontece a 6ª Batalha do Conhecimento com vários MCs rimando com temas que o público escolhe na hora. No Museu Mar, Praça Mauá 5.

LIVROS EM BENTO RIBEIRO
Amanhã, a partir das 13h, Bento Ribeiro receberá o evento Roda de Samba + Livros - Menos Violência. No Largo do Respeito, esquina da Rua Matias de Albuquerque.

CINECLUBE NA MARÉ
Na próxima quinta a Maré estreia seu novo cineclube, o Lua Banguela, com exibição do documentário Rio em Chamas. Às 19h no Lago do IV Centenário, Baixa do Sapateiro.

BAILE EM ACARI
Hoje, às 22h, o Grêmio Favo de Acari promove shows com os MCs Duduzinho e Fernandinho. Ingressos a R$ 5, a venda no local. Rua Piracambu 604, Acari.


Você pode gostar