Por thiago.antunes

Rio - Pouco a pouco, o Morro dos Prazeres se transforma na Meca da música negra no Rio. Sede do Black Santa, baile que leva centenas de pessoas à Praça Doce Mel e que já foi até exportado para outras comunidades, a favela ganhou nova festa: a Top Charme. “É uma forma de resistência cultural ao avanço das letras sexuais do funk”, diz Sérgio Alves, o MCP, que nos anos 90 cantou funk de protesto.

Baile leva centenas de pessoas à Praça Doce MelAndré Balocco / Agência O Dia

“Baile charme no Rio, hoje, só em Madureira. Agora trouxemos para Santa Teresa. As comunidades foram engolidas por este tipo de funk, que não é o verdadeiro.” Ao lado de Janderson Santos, o Jacaré DJ, ele pilota um programa na rádio comunitária da favela, a Prazeres.net.br. Lá, plugado na web, divulgam o ritmo. “A gente entra no ar às segundas, quartas e sextas, das 13h às 15h. E sábados, das 12h às 14h.” A próxima edição da Top Charme, no bar do Peixe, ao lado da quadra, acontecerá em agosto.

Obras no campo da MineiraDivulgação

Mineira show de bola

Com as placas que captam energia instaladas, as obras no campo da Mineira entram na reta final. Nesta sexta, o presidente da Associação de Moradores, Pedro Paulo Ferreira, recebeu a grama sintética que cobrirá o campo, o primeiro do país a captar a energia gerada pelos movimentos dos jogadores. “Com ela vamos iluminar o campo à noite”, diz Pedro Paulo.

Jogo de empurra

Já no Fallet a situação é de apreensão: a construção da cobertura da quadra da sede da Amavale, onde centenas de crianças praticam de jiu-jítsu a aulas de circo, continua indefinida. O pedido já saiu do governo do estado para a prefeitura, mas até o momento nada aconteceu. Triste lembrar que em outros tempos o problema seria rapidamente resolvido.

Melhores das UPPs

Quinta, às 10h, a Coordenadoria de Polícia Pacificadora premia os policiais que mais se destacaram em suas UPPs no trimestre. Após a cerimônia, com os familiares dos premiados e comandantes, acontecerá o 1º Arraiá das UPPs. A festa terá comidas típicas, jogos e apresentação dos grupos forró Trio Pé de Serra e Resenha, e dos pagodeiros do Pagodeô e Clareou.

Fala, Manguinhos!

Já está disponível a versão online da 6ª edição do jornal ‘Fala, Manguinhos’, feito por moradores da comunidade (http://falamanguinhos.wordpress.com/2014/06/23/jornal-fala-manguinhos-6a-edicao/). O destaque é campanha sobre tuberculose, que vem crescendo na comunidade. A fundação da Agência de Comunicação Comunitária também foi citada.

Audiovisual no Complexo do Alemão

O Complexo do Alemão, que já é reduto de um cinema popular com ingressos à R$ 4, receberá um curso audiovisual. As inscrições do Pensar Cine estão abertas a partir dessa segunda na seda do EDUCAP, no Campo do Sargento. Além das aulas, os alunos ainda produzirão o CineFestaClube, que fará 18 encontros ao longo de três anos para promover manifestações artísticas, projeções de vídeos e debates. Os alunos ainda participarão de atividades culturais e intercâmbios, além de conhecerem espaços culturais da cidade.

Rio 450 anos

Alunos da Escola Municipal do IV Centenário, em Bonsucesso, participam, quarta-feira, de oficina de desenho com a logo em comemoração dos 450 anos do Rio, em 2015.

Instituto Igarapé

O Instituto Igarapé lança, segunda-feira, a Agenda Prioritária de Segurança Pública. O evento é aberto, e oinstituto fica na Rua Conde de Irajá 370/3º andar.

Sarau na Cidade de Deus

Nesta terça acontece mais uma edição do Sarau Poesia de Esquina, no Bar do Tom Zé, Estrada Miguel Salazar Mendes de Moraes 1595, Cidade de Deus.

Arrail da Providência

Acontece até este domingo o Arraial da Providência, no Jockey Club da Gávea. A renda será revertida para os projetos do Banco da Providência, que atua em 70 comunidades.

Clima tenso

É tenso o clima entre duas comunidades de Santa Teresa. O sequestro e a morte de um adolescente domingo, por estar em ‘área’ de outra facção, fizeram renascer o medo de uma guerra. A Coordenação de Polícia Pacificadora precisa agir rápido para evitar o pior.

Você pode gostar