Por felipe.martins

Rio - A sexta-feira vai ser de festa no Vidigal. Depois de três meses de planejamento, finalmente a cobertura do ponto das Kombis da favela ganhará um telhado vivo — sonho do arquiteto Guto Graciano (foto) em parceria com o presidente da Associação de Moradores da comunidade, Marcelo da Silva. Os dois estarão no pé do morro para receber o biólogo Tiago de Oliveira, responsável pela parte técnica do projeto Telhado Vivo.

A cobertura do ponto das kombis da favela ganhará um telhado vivo — sonho do arquiteto Guto Graciano (foto)Carlo Wrede / Agência O Dia

Criado por Guto e abraçado pela Associação de Moradores, o Telhado Vivo preencherá a cobertura do ponto com material biológico parecido com palha, onde crescerão plantas nativas da região, como orelha-de-rato e boldo. “São plantas resistentes ao vento, chuva e sol”, conta Guto, arquiteto que vive no morro. “Juntamos a cobertura, que protege os moradores da chuva, com o paisagismo” emenda Marcelo da Silva.

NO AR, FAZENDO ARTE

Diretor do Espaço Cultural Fazendo Arte, no Turano, Evandro Machado navega em outras ondas: há três meses descobriu a Rádio Tropical FM, no Catumbi, e começou um projeto de comunicação para a juventude das favelas. “Damos dicas de empregos e cursos para os jovens. E chego até eles tocando funk, reggae, pagode e até gospel”, conta.

?HIP HOP NA MATINHA

E por falar no Fazendo Arte, o espaço cultural da comunidade da Matinha, Turano, continua bombando a programação. A boa do momento para os jovens são as oficinas de hip hop do professor Pablo Brown. “Já estamos com 20 alunos. Temos dois horários: manhã e tarde”, conta Evandro, diretor do espaço, que ganhou o prêmio regional Itaú Unicef 2013.

?PRAZERES PAPO RETO

Em meio à nova onda de exposição das meninas, que postam fotos nuas em redes sociais, o grupo Proa, de prevenção a doenças sexuais, prepara evento no Morro dos Prazeres, quarta-feira. O encontro, das 16h às 20h, terá o formato de roda de conversa e a apresentação do curta ‘Programa de Larah’. “Vamos falar de HPV e DSTs”, conta Cris dos Prazeres.


TRAVESSIAS NA MARÉ

‘Quem quer falar sobre a Maré?’ é a pergunta que vai ecoar em cinco pontos do complexo durante esta semana. De segunda a sexta uma cabine da ONG Imagens do Povo filmará depoimentos, ideias e sugestões dos moradores. O resultado será exibido na exposição Travessias 3, no Galpão Bela Maré, Nova Holanda. De 23 de agosto a 16 de novembro. Vale conferir!

PELA PAZ NO COMPLEXO DO ALEMÃO

Cansados da onda de violência que estão vivendo, os moradores do Alemão lançaram anteontem um twitaço em prol de paz no complexo. As postagens virão acompanhadas de hashtags como #SOSComplexoDoAlemão. “Todos vão se surpreender como gritaremos pela paz e liberdade”, afirma uma das organizadoras, que pediu para não ser identificada. “Essa campanha surgiu do clamor de muitos jovens. Estamos pedindo socorro.” Ela conta que, desde o fim da Copa, ao menos 19 pessoas foram mortas no Alemão. Lamentável!

?AGENDA

JOGOS EM MADUREIRA

Hoje, às 10h, será realizada a cerimônia de abertura dos Jogos da Rua, no Ginásio da Central Única das Favelas (Cufa), sob o Viaduto Negrão de Lima, em Madureira.

VASSOURAÇO NO SANTA

O Santa Marta receberá hoje seu primeiro ‘Vassouraço’ para limpar o morro. A ação começará no alto da favela e a descida será feita com muita música e teatro. Às 9h.

SAMBA NO SANTA

Na sexta-feira o ‘Bloco Pela-Saco’ receberá a roda de samba de raiz ‘Pôr do Santa’, para um encontro bem animado na quadra da escola de samba. Rua Jupira, 72, às 20h.

ROCK NA MARÉ

Nesta sexta o Bar do Zé Toré receberá o Rock em Movimento com diversas bandas da Maré. A partir das 20h, no Largo do IV Centenário, Baixa do Sapateiro. Entrada grátis.

A ONG FAVELA MUNDO comemora quatro anos ao meio-dia de hoje com festa, nova sede e 620 vagas em cursos como balé, inglês, maquiagem, desenho e violão. “Tudo com muito carinho”, diz o coordenador da ONG, Marcelo Andriotti. Rua Pernambuco 1.161, Engenho de Dentro.

Você pode gostar