Por thiago.antunes

Rio - Atrair moradores, ajudar na interação e ‘libertar’ a juventude da ditadura das redes sociais. Depois de treinar formadores de opinião da comunidade (foto), o projeto ‘Vamos Todos Ler’, parceria do Instituto Oldemburg com o Ministério da Cultura e a Editora Record, abre biblioteca no Santa Marta em setembro. A sede, na filial da agência NBS na favela, recebe os últimos retoques.

Parceiros do projeto%2C entre eles os guias Salete Martins e Gílson Fumaça (d)%2C na futura bibliotecaDivulgação

“Vamos gritar para os quatro cantos do morro que a biblioteca é nossa”, aposta Salete Martins, guia turística e uma das lideranças responsáveis por divulgar o projeto. Serão mil livros, desde infantis até esportivos e literatura internacional. É a primeira sala do projeto, que já conta com 800 bibliotecas, dentro de uma favela no Rio. “Sempre quisemos ver o espaço da agência como um local dos moradores”, conta Aline Pimenta, gerente da NBS. “Isso não é uma doação: os livros são deles.”

Vida sim, tiros não

Silvio Ramos defende que polícia avise dia e hora de ocupar comunidadesJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia

Doutora em Ciência Social e membro da Casa Fluminense, parceira do DIA na série sobre a região metropolitana do Rio, Sílvia Ramos defende que a polícia continue avisando dia e hora em que ocupará uma comunidade. Segundo ela, preservar vidas é mais importante do que prender bandidos. “A mensagem que fica é a da valorização da vida”, acredita. 

Para Sílvia, nenhum dos postulantes ao governo estadual na eleição de outubro terá condições de desconstruir a atual política de pacificação. “Acabou o aplauso aos confrontos”, acredita ela. Na sua ótica, é visível a evolução da sociedade organizada. “O Rio amadureceu. O próximo governante, seja quem for, terá dificuldade para desfazer o que foi bem feito.”

Mapa salgueirense

O visitante que quiser subir o Salgueiro não vai ficar na mão. Trabalho do Sebrae com moradores mapeou 24 pontos de interesse turístico na favela da Tijuca, conhecida pela escola de samba. Vai desde a Padaria Caliel, ponto de troca de livros e sarais poéticos, até as ruínas das casas do português Domingos Alves Salgueiro, que deu nome à comunidade.

Direitos humanos

Doze temas e um objetivo: preservar direitos nas favelas. Organizado pelo Instituto de Defensores de Direitos Humanos, os encontros acontecerão no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, de 23 de agosto a 1º de novembro. Policiamento comunitário, Mídia alternativa e Cartilha de direitos estão no programa. Inscrições em ddh.org.br.

Mega produção na TV verde do Alemão

O Complexo do Alemão ganha ares de megaprodução depois de amanhã. O projeto, da secretaria estadual de Meio-Ambiente, levará à comunidade iluminadores, fotógrafos, modelos e maquiadores para produzir um set de fotografias com 30 alunos e ex-alunos da TV Verde, projeto da secretaria na favela. Os dois melhores trabalhos serão publicados numa revista de moda de grande circulação, promete o secretário Carlos Portinho. O evento, marcado para as 11h, acontecerá na sede da própria TV Verde.

Penha

O grupo Reação em Cadeia, de dança contemporânea, apresenta hoje, na Arena Dicró, o espetáculo Katana, dirigido pela coreógrafa Alice Ripoll. Grátis, às 16h.

Terreirão

A Casa de Artes do Terreirão, no Recreio, promove segunda-feira oficinas de Corte e Escova, Maquiagem, Estética e Depilação e Gastronomia. Maiores informações 2490-0847.

Pavão

O Solar Meninos de Luz, que complementa a educação de crianças na comunidade, faz campanha online em busca de recursos para reabrir seu Coral, fechado desde 2010.

A PUC e o Rio

A PUC acerta, para este mês, o lançamento, em parceria com uma universidade francesa, de um guia com 110 mapas para discutir os problemas da região metropolitana do Rio.

Agenda 2017

A Casa Fluminense prepara o lançamento de sua agenda Rio 2017 para o próximo sábado, em que discutirá as ideias de 32 entidades para a ‘cidade metropolitana’. O evento acontecerá no Circo Crescer e Viver, Cidade Nova. Inscrições no site casafluminense.org.br

Você pode gostar