Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Este sábado é dia de festa para as crianças do Vidigal. Quase dois anos após ser despejado do Condomínio Costa Azul, onde ficou por duas décadas criando campeões como Esquiva Falcão, Raff Giglio, 49 anos, reinaugura hoje a academia de boxe do Instituto Todos na Luta, que se manteve viva neste período graças a ajuda de amigos como o ator Malvino Salvador, que paga o aluguel do espaço. “Temos 60 alunos com patrocínio e 20 que eu mesmo estou dando aula. Mas queria chegar a 300”, conta Raff. “O que não falta é talento.
Quase dois anos após ser despejado%2C Raff Giglio%2C 49 anos%2C reinaugura academiaAndré Balocco / Agência O Dia

O cara que nasce na favela já chega lutando pela vida. E leva isso para o esporte.” Para alcançar a plenitude da academia, porém, Raff busca mais apoio. “Já tivemos 120 alunos, com lanche e orientação pedagógica. Ainda não temos condições de voltar a este patamar. Precisamos de ajuda”, completa Julia Giglio, sua filha e braço direito. A festa começa às 16h.

TURISMO COM VOZ

A Feira do Empreendedor do Sebrae, que acontece até domingo no Riocentro, marcará o nascimento do Favela Contur, rede de Conexão de Turismo das Favelas. Segundo Gilmar Lopes (foto), guia que atua no Tabajaras e Cabritos, a ideia é unificar o setor no momento das demandas. “A gente terá voz mais forte quando precisar fazer reivindicações”, afirma.
Segundo Gilmar Lopes (foto)%2C guia que atua no Tabajaras e Cabritos%2C a ideia é unificar o setor no momento das demandasFabio Gonçalves / Agência O Dia

Criador do Tabritur, capa da 14ª edição do Guia das Comunidades do DIA, Gilmar aposta que o Contur trará benefícios às comunidades. Alemão, Chapéu Mangueira/Babilônia, Tabajaras/Cabritos, Salgueiro/Turano/Formiga, Santa Marta, Prazeres, Rocinha e Vidigal são os fundadores do conselho. “A participação do Sebrae foi fundamental”, afirma.

A Associação de Moradores da Mineira assinou acordo com a Fundação Falkemburg para implantar na comunidade o projeto ‘Sala de Leitura’, que já existe no Santa Marta. Serão doados 500 livros à comunidade, que passará a emprestá-los aos moradores.

Publicidade
LIVROS & DEMOCRACIA 
A literatura ganha destaque em várias favelas da cidade neste fim de semana, através da 22ª campanha ‘Paixão de Ler’, da Secretaria Municipal de Cultura. Serão várias ações como leitura, criação literária e contação de histórias em Manguinhos, Santa Marta e Cabritos. O objetivo do trabalho é democratizar o acesso aos livros e à leitura nas comunidades.
Publicidade
INCLUSÃO NA FEIRA

Projeto do Banco da Providência vai expor o talento de 50 ex-moradores de rua, que estão em processo de ressocialização, através da Agência Comunidade de Emaús. São móveis e objetos de decoração reciclados, a partir de material doado, que estarão à venda no estande institucional da entidade na 54ª Feira da Providência, que começa nesta quarta-feira.
CASA FLUMINENSE LANÇA A AGENDA RIO

Parceira do DIA nas reportagens sobre problemas da região metropolitana durante a campanha eleitoral, a Casa Fluminense realiza hoje, em Nova Iguaçu, seu 3º Forum Rio. “Vamos entregar ao governo do Estado a Agenda Rio, com as prioridades da região”, diz Henrique Silveira, diretor da Casa. “A Região Metropolitana não tem agência de desenvolvimento desde 1989.” A Casa quer um plano diretor, o programa da igualdade territorial, redução de homicídios, recuperação dos trens e a despoluição efetiva da Baía de Guanabara.
Publicidade
AGENDA
AMIGOS DO PLANETA
Publicidade
Terminam hoje as inscrições para o Amigo do Planeta, programa de inclusão digital das Casas Bahia que oferece cursos de qualificação a moradores de comunidades carentes.
MULHER NO BOREL
</MC>O Jocum inicia hoje o projeto Pé no Morro, que terá concurso de beleza, oficina de câmera e vídeo e recreação para crianças com o objetivo de debater a saúde da mulher. <MC>
Publicidade
ABRINQ E MARÉ
O projeto ‘Tô Brincando’, do Observatório de Favelas, que trata do atendimento a crianças com síndrome de Down, é um dos finalistas do prêmio Abrinq Criança 2014.
Publicidade
VILA KENNEDY
A Vila Olímpica Ary de Carvalho vai receber a nova edição do projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade, da ONG Escola de Gente. Inscrições abertas até quinta-feira.
Publicidade

Publicidade
Publicidade


Publicidade

Publicidade