Por nicolas.satriano

Rio - O Caminho do Grafite, no Morro dos Prazeres, ganha seu ‘Lado B’ neste domingo, quando será inaugurada a Face Oeste da galeria de arte ao ar livre da favela — um presente pelos 450 anos do Rio. Liderados por Márcio SWK (lê-se SUC), morador do morro e artista de renome internacional, 30 grafiteiros prometem entregar os painéis ainda hoje, a tempo da festejar a obra.

Morador do morro e artista de renome internacional%2C Márcio SWK e 30 grafiteiros prometem entregar os painéis ainda neste sábado%2C a tempo da festejar a obraDouglas Oliveira / Divulgação

“O primeiro caminho, inaugurado há um ano, fez nascer o turismo individual na favela”, diz o agitador cultural Charles Siqueira, que coordena o projeto com guias locais. “Hoje, a cada semana, cerca de 30 pessoas nos visitam por iniciativa própria. Antes, só recebíamos grandes grupos de operadoras.” Para atender a demanda, dois jovens do grupo Prazeres Tour ficam à disposição para receber os visitantes e guiá-los até o caminho. A iniciativa é do Instituto Pólen, com o financiamento da Total E&P do Brasil.

Tudo de cor no Santa

O Santa Marta também terá seu ‘Caminho do Grafite’. Ao lado de Swel, morador do morro, o artista plástico Paulo Consentino (foto) começa a pintar o muro do campinho, próximo à estação 5 do Plano Inclinado, na segunda-feira. A iniciativa, do projeto ‘Tudo de Cor pra Você’, da Coral Tintas, vai misturar paisagens tradicionais da cidade com a cena da favela.

Quando a mistura entre crianças de 12 favelas pacificadas e câmeras digitais vira exposição fotográfica Divulgação

Olhar adolescente

A mistura entre crianças de 12 favelas pacificadas e câmeras digitais vira exposição fotográfica a partir desta quarta-feira, no Museu da República, Catete. A iniciativa do Sesi Cidadania, da Firjan, tem a curadoria da fotógrafa japonêsa Ikaru Nagatake, que ministrou as oficinas para a garotada de 10 a 16 anos. Haverá ainda shows de MPB e chorinho no evento.

Ônibus do rock

Os organizadores do Cine & Rock, de Rio das Pedras, vão comemorar seus dois anos na estrada. Em abril, eles vão correr praças de outras cidades exibindo filmes e tocando Rock’n’ roll. O veículo foi comprado com o prêmio do Edital Rio450. “Será nossa casa. Se outros coletivos precisarem, vamos ceder também, sabemos das dificuldades”, diz Léu Oliveira.

Revelações do IPP

O mapeamento das favelas após a pacificação revelou mais 250 km de ruas nas comunidades com UPP — antes, apenas 180 km estavam cadastrados. A descoberta é do programa Rio + Social, do Instituto Pereira Passos, que atua nas comunidades. “As ruas simplesmente não existiam para a prefeitura. Só as descobrimos após reocupar o território”, diz Pedro Veiga, do IPP.

Da favela para a novela global

As roupas e acessórios criadas por Vall Neves, capa do Guia das Comunidades de novembro, serão objetos de desejo nacional. É que a Globo usará sua coleção para compor os looks de Camila Pitanga e Sheron Menezzes na nova novela das 21h, ‘Babilônia’, que terá um núcleo na favela homônima, no Leme.

“É um grande reconhecimento. Adoraram todas as peças”, conta Vall, que passa as noites elaborando de anéis a macacões, passando por turbantes para sua loja no Morro dos Prazeres. “A Sheron ficou com dois brincos.”

Agenda

Festa no Santa Marta
A ONG Atitude Social, do Santa Marta, comemora hoje 11 anos, com direito a baile a fantasia. A partir das 16h, na Laje do Michael Jackson, 4ª estação do Plano Inclinado.

Crescer e viver
Terminam segunda as inscrições para o programa Residência de Modelagem de Espetáculo, do Circo Crescer e Viver, para quem quer aprender mais sobre o mundo circense.

Manguinhos
A Companhia teatral Manguinhos em Cena, da comunidade, participa do encerramento da primeira fase do projeto ‘Quanta Energia’, da Light, hoje, na Biblioteca Parque local.

Senac
Ao contrário do que foi publicado na coluna da semana passada, os cursos mais procurados na Carreta Escola de Gastronomia são do Senac, e não do Sesc, como saiu.

Você pode gostar