Por nicolas.satriano

Rio - O Rio de Janeiro vai ficar mais lindo ainda. A partir de junho a Agência Redes para a Juventude, de Marcus Faustini, chega a mais 18 favelas e bairros de periferia, agora em parceria com a prefeitura. Na cabeça, selecionar jovens empreendedores nas comunidades cujas ideias quase nunca têm chance de prosperar pela falta de oportunidade.

Da Agência Redes para a Juventude%2C Marcus Faustini%3A “Queremos mudar o imaginário de que favela é lugar de coitadinho ou bandido” Divulgação

“Queremos mudar o imaginário de que favela é lugar de coitadinho ou bandido”, diz Faustini, desde 96 “pensando em como mudar o mundo.” O projeto entra nas comunidades, mapeia jovens e oferece bolsa de R$ 100 para desenvolverem suas ideias. Num determinado momento eles se reúnem na ‘Feira Criativa’ e aglutinam suas propostas por semelhança. Os finalistas vão a uma banca, que escolhe os melhores e dá R$ 10 mil para que andem com as próprias pernas, além de estrutura física e orientação de negócio.

Cria da favela, estilista Fernanda Loroza, lança sua loja, a Passarela CariocaDivulgação

“O empreendedorismo está na alma da favela e periferia. Eles sabem, como poucos, como empreender a própria vida.”

Fashionismo no Santa

A partir de hoje os moradores do Santa Marta contarão com uma ajuda extra na hora de se produzir. É que a estilista Fernanda Loroza, cria da favela, lança sua loja, a Passarela Carioca. “Tem peças minhas e outras de fast fashion. Além de vender, vou dar consultoria de moda e personal stylist gratuitas.” A Passarela é ao lado da 1ª estação do Plano Inclinado.

São Carlos solidário

Moradores do Complexo do São Carlos fazem amanhã o jogo da solidariedade, na Arena Mineira, para ajudar as famílias dos mototaxistas Rodrigo Marques e Ramon Oliveira, assassinados semana passada após a favela ser ocupada pela polícia. Ainda sobre a Mineira: hoje, 12 moradores serão capacitados pela NBS para cuidar da biblioteca que será aberta na favela.

Jovem construtor

Às vésperas de seguir para os EUA, onde mostrará o ReciclAção para a agência ambiental americana (Epa), Cris dos Prazeres prepara mutirão de melhoria no Morro dos Prazeres com alunos do Jovens Construtores. O projeto, com apoio da YouthBuild International, oferece aos meninos da favela qualificação para entrar no mercado de trabalho da construção civil.

Juntos pelo Alemão

Na luta pela construção da Universidade do Alemão, cujo terreno já foi escolhido pelo IFRJ, ONGs e movimentos do complexo articulam apoio a uma agenda única que mude a favela. Além da universidade, pedem saneamento e políticas para a juventude. Justiça Global, Lavsa/Fiocruz, Iser e Observatório de Favelas já se comprometeram a assinar o documento.

Sem festa de São Jorge, Turano lamenta

Depois de proibidos de realizar a tradicional feijoada de São Jorge na quadra do Grêmio Recreativo Bloco Cometa do Bispo, em abril, moradores do Turano temem que a festa junina também seja reprimida. “A festa de São Jorge acontece desde 1962”, diz Marcelo Nascimento, militante do bloco. Ele também receia pelo Carnaval. “E ano que vem homenagearemos Tim Maia.” Contactada, a assessoria da UPP disse, em nota, que bastava ter comunicado o evento com antecedência para se fazer um planejamento da segurança do evento.

AGENDA

SANTA MARTA
O projeto ‘Tudo de Cor’, de uma empresa de tintas, realzia mutirão hoje com 60 voluntários para colorir mais casas na favela. O encontro será às 10h, na entrada da favela.

OCUPA ESCOLA
O projeto Ocupa Escola, da Prefeitura do Rio, está com inscrições abertas para residência artística de produtores em favelas. Mais informações, acesse: /goo.gl/uz6NTN.

CINECLUBE EM MANGUINHOS
Na terça, a Biblioteca Parque de Manguinhos receberá às 16h30 o filme ‘Últimas Conversas’, seguido de bate-papo com a diretora Joana Berg. Av. Dom Hélder Câmara 1.184.

BAILÃO AMAREFUNK
Hoje acontece o encerramento do AMARÉFUNK, na Maré, com bailão no Pontilhão Cultural (Rua Praia de Inhaúma s/n, Maré, embaixo do viaduto da Linha Amarela), às 20h.

Você pode gostar