Por felipe.martins

Rio - Depois de Babilônia, Vidigal e Santa Marta, chegou a vez de o Tabajaras colocar seu nome no circuito turístico carioca. A partir de hoje a favela de Copacabana, que tem uma parte em Botafogo, entra no calendário do Rio Walking Tour, programa de passeios a pé pela cidade lançado pela prefeitura. “Quem não é visto não é lembrado”, diz Gilmar Lopes, que criou a primeira empresa turística da favela onde nasceu — a Tabritur. “A iniciativa traz inclusão ao morro, dá visibilidade.” O primeiro passeio começa às 8h, quando um grupo de turistas subirá de van até o topo da comunidade a partir da Rua Sacopã, na Lagoa. De lá, serão guiados por Gilmar pelos becos e vielas do Tabajaras e Cabritos, com direito a conhecer as delícias gastronômicas das comunidades. “A imprensa só fala de violência na favela. Isso cansa. Aqui nós temos muitas coisas boas para mostrar.”

“A imprensa só fala de violência na favela. Isso cansa. Aqui nós temos muitas coisas boas para mostrar, diz Gilmar LopesAndré Balocco / Agência O Dia

ROCINHA ERUDITA 1

Cinco jovens da Rocinha e um destino: o Festival do Vale do Café, em Vassouras. É lá, de 20 a 24 de julho, que eles vão mostrar o que aprendem nas aulas de contrabaixo, violino, flauta transversa e canto coral na favela. A ideia é aumentar o intercâmbio dos meninos com músicos consagrados através da participação nas oficinas de música do evento.

ROCINHA ERUDITA 2

Diretor da escola, Rodrigo Belchior aposta na evolução de alunos como Isaque Suzarte (foto), e na multiplicação da sabedoria adquirida no festival. “Lá, eles terão conhecimento mais técnico dos instrumentos e da música erudita”, acredita. A Escola de Música da Rocinha está com inscrições abertas para selecionar novos candidatos, entre 6 e 17 anos.

FAVELA ESTÁ NO GUIA

Aliás, Gilmar tem mais motivos para festejar a ascensão da favela onde vive. Seu projeto, o Tabritur, ganhou seis páginas na edição de junho do Guia do Rio, feito pela Riotur. Nele, mostra as maravilhas das montanhas da Zona Sul a partir da Pedra do Maroca, com vista para Lagoa, Ipanema e Copacabana. “Foi um presente que a comunidade ganhou”, festejou.

AJUDA PROVIDENCIAL

Com a visibilidade, a Tabritur reforçou os equipamentos de segurança para as caminhadas pelas montanhas da favela, ampliando sua capacidade. Gilmar conta que recebeu doações coma ajuda do próprio subsecretário de turismo, que ficou encantado com o potencial empreendedor do negócio. “Conseguimos cadeira de segurança, mochila e garrafinhas d’água.”

NO BOREL, CINEMA CONTRA A REDUÇÃO

A Jocum (Jovens com Uma Missão), no Borel, aposta no cinema para informar a favela sobre a relação entre a redução da maioridade penal e o sistema penitenciário. Ontem, na sede da ONG, no Terreirão, foi exibido o documentário ‘Sem Pena’, eleito pelo júri popular como o melhor filme do 47º Festival de Brasília. “A estatística mostra que pretos, pobres e favelados são os mais atingidos por esta Justiça que investe na prisão, na vingança. Precisamos alertar e mostrar alternativas aos nossos jovens”, diz Jovino Neto, diretor da Jocum.

O SAMBA FEITO POR MORADORES em homenagem ao Papa em 1980, quando João Paulo II visitou o Vidigal e ajudou a impedir a remoção da favela, será relembrado amanhã, na abertura da missa na Igreja Nossa Senhora da Consolação. A cerimônia, na Rua Nova, começa 8h30.

AGENDA

ARRAIÁ NA MAUÁ

Acontece hoje no Largo da Prainha, Praça Mauá, o Arraiá Som das Artes, com direito a gastronomia, artes, Trio Pé de Serra e o Sarau Porreta, a partir das 15h, entrada franca.

GAMBIARRAS NA MARÉ

Estão abertas até o dia 10 as inscrições para o curso Gambiarras Eletrônicas, do Observatório de Favelas, na Maré. Informações: solosculturais@observatóriodefavelas.org.br.

FAVELA CHIC NO VIDIGAL

O Centro Cultural do Vidigal recebe, amanhã, a Soul Favela Chic, desta vez em versão festa junina. Até 19h mulheres entram de graça. Depois, o ingresso custará R$ 15.

FUTEBOL NA MINEIRA

A Arena Mineira, campo sustentável que transforma a energia dos jogadores em luz, recebe amanhã a primeira rodada do campeonato de futebol do Complexo do São Carlos.

Com Tássia di Carvalho

Você pode gostar