Por nicolas.satriano
Foi no interior do Quênia que Julia Fillipo teve a ideia de fundar a Tunnel LabDivulgação

Rio - O que tem a ver o Quênia com as favelas do Rio? Para a mestre em empreendedorismo social Julia Fillipo, 27, tudo. Foi lá, em um vilarejo no interior do país africano, que ela teve a ideia de fundar a Tunnel Lab, associação que se dedica a captar ideias sustentáveis de jovens de comunidades, e levá-las adiante.

“Dei de cara com um menino que sonhava ser mecânico, mas nunca tinha visto um carro”, conta. De sua ‘startup’ já saíram ideias simples, e brilhantes, como o captador de água de chuva para uso doméstico, e o ‘Favela Game’, jogo que simula a dança do passinho em smartphones.

“Vim passar a Copa do Mundo aqui e decidi fazer uma experiência com a Tunnel Lab. Fui à PUC, ofereci o projeto e pedi uma sala por uma semana. Deu certo." Sua metodologia é simples. Atrair os jovens, criar time entre eles, encontrar as lideranças e agregar à melhor ideia os que ficaram de fora.

O Instituto Eleva, a Universidade Estácio de Sá e a OBR Outshort Brasil viabilizaram os primeiros passos, oferecendo bolsas. “É uma ideia simples e que só funciona porque transforma ideias que estão na cara destes meninos, que nunca tiveram ferramentas para fazê-las funcionar.”

#VEMCOMERNOMORRO

Não há crise que afete o fascínio de turistas sobre as favelas da cidade. No próximo fim de semana começa o segundo Circuito Gastronômico de Favelas Sebrae na Mesa, com 59 empreendedores de Santa Marta, Tabajaras, Cabritos, Chapéu Mangueira, Babilônia, Rocinha, Vidigal, Providência, Pinto e Salgueiro. A novidade será a presença da Maré no circuito.

No próximo fim de semana começa o segundo Circuito Gastronômico de Favelas Sebrae na MesaCarlo Wrede / Agência O Dia

Maré na Venezuela

Nem Maduro, nem Chávez. Quem brilhará na Venezuela, em outubro, é a Orquestra Maré do Amanhã, convidada a integrar a Orquestra Binacional Brasil/Venezuela. Apesar da estadia e alimentação já pagas, os jovens da favela ainda não conseguiram saber se todos irão, já que a ‘vaquinha online’ que está sendo feita não arrecadou o total das passagens.

Instituto do bem

Dona de expertise que é referência, a Masan criou instituto com seu nome para manter seus projetos sociais nas comunidades pacificadas do Rio. O grande xodó da diretora Adriana Pinto, no entanto, é o ‘Afeto’, que acolhe, num espaço único, 30 detentas mães em aleitamento materno do presídio Talavera Bruce. Para abrigar mais 40, ela busca parcerias.

Reciclação nos EUA

Já com o aval da prefeitura para criar um centro de triagem de material reciclável em cima da quadra na favela, Cris dos Prazeres continua nos EUA, onde chegou domingo para prospectar tecnologias para o trabalho do ReciclAção. Sua ONG já recolhe, em média, 2 t de PETs e embalagens longa vida nos Prazeres, que diminui a sujeira e as chances de deslizamentos.

Favela criativo, o antídoto do Alemão

Cada vez mais acuado pela violência, por conta da guerra entre policiais e traficantes, moradores do Complexo do Alemão não se entregam. Hoje e amanhã acontece o Circuito Favela Criativa na comunidade, na Vila Olímpica Carlos Castilho, a partir das 16h. Lá irão se apresentar MC Sabrina, Dream Team do Passinho, Nega Gizza e Favela Fashion, entre outros artistas. “A ideia é fomentar nossa cultura”, conta Elen Serra , da ONG ‘Vidançar’. O Favela Criativa já passou por Manguinhos, Vila Kennedy, CDD e Rocinha.

AGENDA

MOUNTAIN BIKE
Estão abertas as inscrições para a 5ª etapa do Circuito Estadual de Mountain Bike em Favelas, que acontece no próximo dia 13, passando pela Chácara do Céu, Borel e Andaraí.

JOCUM AGITA O BOREL
O Jocum Borel realiza uma série de atividades na favela de hoje até segunda. Serão artesanatos, worshops, grafiti, palestras e kids games em diversos locais da favela.

CAFÉ COM PAES
Binho Cultura recebe hoje o prefeito Eduardo Paes na Vila Aliança, para um café sobre a Flizo, a Feira Literária da Zona Oeste. O vice-prefeito Adílson Pires també estará.

CASA FLUMINENSE
A Casa Fluminense convoca parceiros da Zona Oeste para encontro quarta-feira, no auditório da Farmanguinhos. Em pauta, a construção de um seminário sobre a região.

Com Tássia di Carvalho

Você pode gostar