Por nicolas.satriano

Rio - A Maré não desiste. Mesmo acuados pela disputa do território entre policiais e traficantes e o noticiário negativo, os moradores se esforçam para mostrar as inúmeras qualidades do complexo de favelas. Quinta e sexta-feira, por exemplo, o Instituto Vida Real, de Sebastião Araújo, realiza a Feira Cultural da Música Popular Brasileira.

Moradores não se rendem à violência e buscam soluções para mostrar qualidades da comunidade Divulgação / Rosillene Millioti

A ideia é divulgar os nomes que atuam na Maré e possibilitar um intercâmbio entre moradores e artistas. “Será uma festa importante porque apresenta o trabalho dos alunos sobre o tema, suas pesquisas e iniciativas”, diz Tião. O Vida Real, há 11 anos na comunidade, atende 240 moradores entre 12 e 17 anos com reforço escolar, informática, grafite, serigrafia e música. Entre outros irão se apresentar os grupos Casal Vino, Bhega, Paula Prince, Dinho e Orquestra Vida Real, com exibição do documentário ‘Raul, o Início, o Fim e o Meio.’’

Tem criança na UPP

Há pouco mais de seis meses à frente da UPP Borel, o capitão Márcio Rocha, que comandou o Santa Marta com êxito, dá sequência à aproximação com a comunidade. Depois de amanhã ele realiza, em parceria com a Associação de Moradores, a festa do Dia das Crianças com muito cachorro quente e brincadeiras para a molecada da favela.

Aliás, as diferenças entre Borel e Santa Marta são grandes, apesar de serem favelas pequenas. A presença do tráfico faz Rocha exercitar a critividade para evitar tiroteios e balas perdidas. Ele, porém, não desanima. Prova disso foi a recepção à primeira festa, ontem, na quadra de esportes. “Precisamos estar perto dos moradores.”

Imagem abalada

Na Providência, o desafio do major Valente é outro. Recuperar a imagem da UPP, abalada após os maus policiais forjarem o auto de resistência na morte do adolescente Eduardo Felipe. “É preciso desmistificar o glamour do tráfico. Hoje já não existe mais o benfeitor da favela e os jovens que atuam nele são muito pobre. São explorados e recebem mal”, diz.

Dia da Favela na Cufa

Celso Athayde não para. Amanhã ele vai reunir, embaixo do Viaduto de Madureira, onde funciona a sede Central Única de Favelas (Cufa), um time de primeira para gravar um clipe em homenagem ao Dia Nacional da Favela. O filme será distribuido para as emissoras de todo o país que quiserem divulgar os eventos da entidade para a data, dia 4 de novembro.

MMA na Mangueira

Vai ter MMA na Mangueira. Hoje, os irmãos lutadores Minotouro e Minotauro participam da festa do Dia das Crianças da UPP local, que desenvolve trabalho de lutas com os jovens da favela. Os irmãos distribuirão bonecos de lutadores do UFC, cedidos por Dana White, dono da marca. A festa segue com um torneio de futebol , recital de poesia, passeios e recreação.

Autos de resistência em revista

A Revista da História da Biblioteca Nacional deste mês disseca os autos de resistência no Brasil, em artigo de Michel Misse. O procedimento foi criado em 1969, na ditadura militar, pela Superintendência da Polícia do então Estado da Guanabara, como o Rio ficou conhecido após deixar de ser capital. “No governo Marcelo Alencar (PSDB, 1995-1999), seu uso chegou a ser estimulado por uma remuneração aos PMs – intitulada ‘premiação por bravura’, que ficou conhecida como ‘gratificação faroeste’”, diz o pesquisador Misse.

Agenda

DIVERSÃO NA VILA KENNEDY
A Vila Kennedy terá um fim de semana agitado, com o Artvidade de grafite, ônibus-biblioteca na Praça Dolomitas e show no Centro Cultural Irmãos Kennedy. Tudo gratuito.

DANÇA NA MARÉ
Hoje o Centro de Artes da Maré recebe o espetáculo de dança ‘Agora’, com coreografia de Ivana Menna Barreto. Às 18h, entrada franca. Rua Sargento Silva Nunes 1008, Maré.

CAMINHADA NO TURANO
Amanhã acontece a Caminhada da Paz no Turano. A trilha, percorrerá quatro favelas da Tijuca. O passeio custa R$ 40 e inclui almoço. Saída às 8h, da Rua Conde de Bonfim 913.

FESTIVAL DE CINEMA
As inscrições para a 4ª edição o Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu- estão abertas. Inscrições no site: escolalivredecinemani.com.br/ até o dia 30.

Com Tássia di Carvalho

Você pode gostar