Por felipe.martins

Rio - Cinco amigos orgulhosos de seu território e que queriam desmistificar a Vila Kennedy — associada à violência — encontraram no cinema a ferramenta perfeita. “Muitos dizem que moram em Bangu por vergonha. Fazemos ações positivas que mostram que a VK também é arte”, afirma Guilherme Junior, 34, que, junto com quatro amigas, criou o ‘Curta VK’. Após um hiato de três anos, volta semana que vem para sua segunda edição. “Na primeira, tínhamos uma verba pequena, fizemos tudo ‘no carão’. Desta vez, conseguiremos até dar premiação.”

O festival dará três iPhones 5C para os ganhadores de sua mostra competitiva. A organização ainda aproveitará para trazer o racismo para o cerne da discussão, fazendo os moradores pensarem o papel do negro na sociedade. “Queremos discutir os casos de racismo que têm pipocado na mídia.” A densa programação pode ser conferida no blog do evento: curtavk.blogspot.com.br. Vale a pena conferir!

“Queremos discutir os casos de racismo que têm pipocado na mídia.”%2C diz Guilherme JuniorDivulgação

CINECLUBE E DEBATES

Se a falta de verbas causou um espaçamento nas edições do ‘Curta VK’, o grupo segue firme e promove mensalmente a 7ª arte através do Cineclube Mário Lago, que ocorre no teatro homônimo. “Queremos ir além dos filmes, queremos levar debates, promover discussões”, aponta Guilherme, que já levou até a Anistia Internacional para falar sobre maioridade penal.

PASTEL POR COLÔNIA

Durante a Festa Literária das Periferias, Flupp, realizada no Chapéu Mangueira, Ivan de Jesus, 53, e um grupo de voluntários montaram uma barraquinha de pastel para arrecadar dinheiro para a tradicional colônia de férias da favela. “Estamos dando nosso jeito, mas precisamos de ajuda.” Quem quiser colaborar pode mandar e-mail para ivandejesus@ig.com.br.

NATAL NO SANTA

Em vez de falar, agir. A soldado Danielle Valério, do Santa Marta, procura padrinhos para as cartinhas enviadas a Papai Noel através da UPP. São 150 crianças do Pico, região mais pobre da favela. “Os padrinhos terão três opções de presente”, conta ela. Os pedidos vão desde bonecas de ‘Frozen’ até camisa do Barcelona. Os padrinhos escolhem o presente que couber no seu orçamento.

PALESTRANTE ILUSTRE

Guia de turismo do Santa Marta, Gilson Fumaça foi um dos convidados da 27ª Tourism Trade Show, evento internacional realizado esta semana em Gramado, no Rio Grande do Sul. Ele falou sobre seu trabalho com tours de experiência e turismo em favelas e ainda aproveitou para lançar lá o novo logo do seu projeto Favela Scene. “Representei as periferias”, disse.

O PITBULL DO ANDARAÍ ATACA NOVAMENTE

Depois do jiu-jítsu na Providência, que gerou um campeão mundial, é a vez do Andaraí. Revelado pelo DIA em dezembro do ano passado, Angelo Gabriel, 12 anos, acaba de conquistar o Pan-Americano de Muay Thay, conquistando vaga para disputar o Mundial do esporte na Tailândia. ‘Cria’ do multicampeão Will Ribeiro, que atua com mais de 50 crianças no complexo, Angelo, o ‘Pitbull do Andaraí’, precisa de recursos para conseguir realizar seu sonho. Na final, dia 31, no Caio Martins, ele bateu um atleta mexicano.

NA PRÓXIMA TERÇA, a Central Única das Favelas (Cufa) lançará parceria com a rede social Facebook. As duas se uniram para lançar um estudo inédito. Renato Meirelles, do Data Favela, estará presente e revelará números de uma nova pesquisa exclusiva sobre as favelas do Brasil.

AGENDA

PAIXÃO DE LER O SAMBA

Hoje acontece o lançamento da Campanha Paixão de Ler, que homenageia os escritores do samba. O evento acontece na Arena Carioca Dicró, na Penha, a partir das 11h.

ART BATLE

O Art Batle acontece amanhã no Casa Shopping. Entre os artistas que competem para criar uma obra de arte rapidamente está Juliana Angelino, moradora do Morro do Dendê.

MAR DE LIVROS NA FLUPP

Uma intervenção que está chamando a atenção dos visitantes da Flupp é caminho com 20 mil livros feitos por alunos da Unicarioca. Dá para conferir e levar até amanhã apenas.

TERRITÓRIOS DE CULTURA

Até o dia 30 estão abertas as inscrições para o Territórios de Cultura, que premiará 45 iniciativas da Maré, Penha, Alemão, Senador Camará e Vila Kennedy com R$ 25 mil, cada.

Com Tássia di Carvalho

Você pode gostar