Por tamyres.matos

Rio - Uma iniciativa muito interessante para fortalecer o turismo na Zona Oeste do Rio é o "É COmunitário", que reúne dez espaços institucionais articulados no eixo Bangu-Campo Grande-Guaratiba-Santa Cruz. Os roteiros, que serão construídos dentro de uma proposta de turismo comunitário, vai abranger os antigos caminhos da Fazenda de Santa Cruz, que ocupou a maior parte do que seria a zona oeste do Rio durante séculos e cuja sede é hoje o batalhão de Engenharia Villagrán Cabrita, em Santa Cruz.

O trabalho está sendo coordenado pelo geógrafo Diogo da Silva Cardoso, morador de Campo Grande, e quem quiser participar ou saber mais detalhes, os contatos são estes: contato@caminhosdafazenda.org, 8651-0874 e 6800-9676.

Este projeto se conecta com o trabalho desenvolvido há 14 anos por uma das instituições que fazem parte do "É COmunitário", a Casa de Cultura Sefaradita, em Campo Grande, que utiliza teatro, cinema, música, circo e grafite para trabalhar com crianças e adolescentes em situações de risco e vulnerabilidade social. O trabalho, que não tem fins lucrativos, deu frutos também em São Paulo e em Israel, na cidade de Tel Aviv, e já ganhou prêmios como o do Festival de Teatro do Rio de Janeiro.

A Casa de Cultura Sefaradita fica na Rua Manoel Caldeira de Alvarenga, 28, e pode ser visitada todos os dias, das 9h às 22h. Telefone: 3117-8499.

Você pode gostar