Rio - Os cariocas podem comemorar. O sol, que voltou a ganhar força nesta quinta-feira, continua nesta sexta-feira e também vai predominar durante o final de semana no Rio. A máxima prevista para hoje é de 35 graus.
A massa de ar seco e os ventos quentes que chegaram na quinta garantem as temperaturas altas no sábado e domingo. No sábado, uma leve frente fria passa pelo Estado, mas não mudará o tempo. O sol continuará aparecendo entre nuvens e a máxima pode chegar aos 34 graus no domingo, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Mar agitado
De acordo com o Climatempo, as ondas começam a aumentar durante o sábado, podendo alcançar picos de 1,5 m à tarde e até 2 m à noite. Na manhã do domingo, o mar fica ainda mais agitado, com ondas de até 2,5m. O mar baixa um pouco durante a tarde do domingo.
Inverno com cara de verão
A temperatura crescente e acima dos 30 graus nesta semana vem surpreendendo meteorologistas e enchendo as praias em pleno inverno carioca. “Em dias ensolarados, todos os cariocas acordam mais alegres. O Rio não combina com frio e céu nublado”, garantiu o estudante Fabiano Silva, enquanto se bronzeava nas areias do Arpoador, na tarde desta quinta-feira.
Os comerciantes, é claro, comemoram os lucros dignos do período de alta temporada. “É o melhor inverno dos últimos anos. Temos registrado faturamento 50% acima do habitual para esse período”, contou o vendedor Leandro Ferreira, que, há oito anos, bate ponto nas areias de Ipanema.
Segundo o meteorologista do Climatempo Marcelo Pinheiro, o fenômeno que tem feito a alegria dos banhistas é causado por uma massa de ar seco, vinda do interior do país, que se instalou sobre a cidade.
“Durante o inverno, é normal que dias mais frios se alternem com dias de céu aberto. O que surpreende, no caso, é a elevação contínua da temperatura por mais de uma semana”, declarou, referindo-se à previsão de 34 graus para hoje.
O especialista afirma que as temperaturas só devem voltar a cair no domingo, quando uma massa de ar frio deve se instalar sobre o sudeste, fazendo com que os termômetros despenquem.