Por adriano.araujo

Rio - Os passageiros da SuperVia e do BRT Transoeste tiveram uma manhã para se esquecer nesta terça-feira. Os usuários dos trens dos ramais Santa Cruz, Deodoro e Japeri enfrentaram paralisação e atrasos na circulação após um problema em uma composição no Engenho de Dentro. Para complicar mais ainda, um trem foi incendiado em Quintino e um guichê depredado em Piedade. No BRT, um protesto na Estação Magarça interrompeu as viagens no sentido Alvorada por mais de duas horas, causando caos no sistema. Um ônibus foi depredado.

De acordo com a SuperVia, a ação foi motivada por vandalismo. "Não existe nenhum material inflamável nos trens e, por isso, suspeita é de que o fogo foi criminoso". Os ramais de Santa Cruz e Deodoro foram interrompidos e Japeri apresentou intervalos irregulares. Vinte e sete estações foram fechadas.

Trem foi queimado no bairro de QuintinoAlexandre Vieira / Agência O Dia

Duas pessoas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros do quartel de Campinho, que também controlaram as chamas do trem incendiado em Quintino. Uma das vítimas estaria grávida. Uma vítima foi atendida e liberada no local e outra encaminhada para o Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes.

O problema aconteceu por volta das 7h56 e alguns passageiros precisaram desembarcar nos trilhos, pois parte da composição ficou fora da plataforma. A circulação ficou interrompida em todas as estações dos ramais Deodoro e Santa Cruz por medidas de segurança. Os trens dos ramais Japeri circularam pela linha auxiliar e dos ramais Santa Cruz e Deodoro somente até a estação Deodoro

De acordo com a SuperVia, alguns passageiros não seguiram a orientação de andarem 60 metros até plataforma da estação e permanecem na linha férrea dificultando a retomada da circulação. O Grupamento de Polícia Ferroviária e o batalhão da da PM foram acionados para a área para tomar as providências necessárias. 

A Agetransp abriu boletim de ocorrência e enviou fiscalização para apurar os motivos do incidente ocorrido na estação Engenho de Dentro.

No corredor BRT Transoeste, cerca de 200 pessoas realizaram uma manifestação na Estação Magarça, em Guaratiba, e interromperam o BRT Transoeste na manhã desta segunda-feira. O sistema ficou interrompido por mais de duas horas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, seis linhas foram prejudicadas e apenas a linha expressa Mato Alto-Alvorada operava até a Barra da Tijuca. Inicialmente, era realizado um balizamento no local, mas os manifestantes ocuparam, além da pista do BRT, a pista lateral, onde circulam outros veículos. A circulação no sentido Santa Cruz funcionou normalmente, de acordo com a secretaria, mas alguns passageiros reclamaram de interrupção.

Um ônibus articulado foi danificado pelo grupo. O trânsito ficou bastante complicado na região. A Polícia Militar esteve no local.

Manifestação fechou Estação Magarça e interrompeu circulação no sentido AlvoradaSeguidora %40deia_nsantos


Você pode gostar