Por adriano.araujo

Rio - A madrugada e manhã desta sexta-feira começou com graves acidentes e vários feridos no Rio. Em Parada de Lucas, uma colisão entre um ônibus e uma van deixou seis feridos. No Grajaú, um micro-ônibus perdeu o controle, atingindo um carro e dois postes. O motorista ficou ferido. Na Taquara, um homem ficou ferido após um acidente entre carro e moto.

Na Avenida Francisco Bicalho, altura da Quadra da Unidos da Tijuca, no Santo Cristo, um motociclista ficou ferido após um acidente com um carro na pista sentido Rodoviária Novo Rio. Leonardo R. Cunha, de 34 anos, foi atendido pelos bombeiros e liberado no local.

Em Lucas, o acidente aconteceu na Rua Bulhões Marcial, no final da madrugada. Os veículos também se chocaram com o muro da linha férrea e ficaram atravessados na via, fechado a via por pelo menos três horas. Bombeiros do quartel da área atenderam Marcos T. Gomes, 39 anos, José Renato Feijó, 40 anos, Paulo César Gomes, 29, João Evangelista Alves, 45 anos, e Edson da Silva Júlio, de 23 anos. Outra vítima recusou atendimento dos militares. Eles foram encaminhados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

"Perda total", diz dono de carro atingido

No Grajaú, o acidente aconteceu na Rua Barão do Bom Retiro, na madrugada desta sexta-feira. Ele seguia sem passageiros para a garagem quando colidiu com um poste, derrubou outro e bateu em um carro estacionado na porta de um edifício. O dono do automóvel disse que teve perda total. Um trecho da via ficou sem energia elétrica. Às 11h30, a Light informou que 95% do energia havia sido restabelecida na rua. Técnicos da Light permanecem trabalhando no local.

Ônibus atingiu dois postes e um carro no GrajaúOsvaldo Praddo / Agência O Dia

O acidente ocorreu por volta das 2h. Segundo testemunhas, o motorista da Viação Transurb, placa KWU-3980, perdeu o controle e colidiu com um poste na altura da esquina com a Rua Nossa Senhora de Lourdes. Desgovernado, o coletivo arrastou por cerca de 50 metros o Corsa branco, placa KRM-0748, que estava estacionado na porta do prédio do proprietário. O micro-ônibus só parou após bater em outro poste, em frente a igreja Ministério Jesus é a Vida.

"O barulho foi muito forte. Tomei um susto enorme. Quase cai da cama", relembrou a aposentada Glória Marinho, que mora próximo ao local.

De acordo com policiais do 6º BPM (Tijuca), o motorista Júlio Eduardo Tavares dos Santos, de 43 anos, foi levado por bombeiros para o Hospital do Andaraí. Ele reclamava de dores no joelho e no ombro. Aos PMs ele disse que havia sido fechado por dois veículos e perdido o controle. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

O dono do Corsa, o gerente de qualidade Nelson Barreira, de 34 anos, no entanto, disse que o motorista apresentou outras duas versões para o acidente: a de que havia sido fechado por uma moto e, outra, por um carro que havia saído da Rua Nossa Senhora de Lourdes. Nelson contou que ouviu a colisão do apartamento onde mora.

"Com certeza é perda total. Amassou até o teto", afirmou o gerente de qualidade. Ele garantiu ainda que vai cobrar uma providência rápida da Transurb, já que trabalha com o veículo para se locomover entre as três obras em que trabalha.

Motorista de ônibus deu três versões para acidente no GrajaúOsvaldo Praddo / Agência O Dia

?Manhã de caos na Taquara

O trânsito na Taquara, que já costuma ser complicado diariamente por conta de obras da Transcarioca, começou bem pior na manhã desta sexta-feira. Três acidentes e uma manifestação complicam a vida dos motoristas que passam na região.

Dois acidentes aconteceram na Rua André Rocha. Na altura da Estrada dos Bandeirantes, uma carreta colidiu com um carro e bombeiros foram acionados para o local, mas ainda não há informações sobre feridos. O trecho já foi liberado. Mais à frente, na esquina da Estrada do Tindiba, o acidente foi entre um carro e uma moto. O trecho ficou ocupado por cerca de meia hora. Um homem, identificado como Júlio César Rodrigues, de 36 anos, ficou ferido e foi levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra.

Também na Estrada do Tindiba, um veículo de passeio e um táxi bateral próximo da Rua Marquês de Jacarepaguá, no sentido Freguesia. A CET-Rio orientou o tráfego na via enquanto estava parcialmente ocupada.

Carreata de motoristas de vans

Motoristas de vans realizam uma carreata na Estrada dos Bandeirantes. O trânsito é bastante complicado para quem segue na pista sentido Barra da Tijuca, que tem uma faixa ocupada pelos utilitários. Às 8h30, os manifestantes estavam na altura da Rua André Rocha.

Você pode gostar