Por adriano.araujo

Rio - O Teleférico do Alemão atingiu a marca de sete milhões de passageiros transportados nesta semana. O teleférico, administrado pela SuperVia, se consolidou como primeiro sistema de transporte de massa por cabos do Brasil. Ícone de mobilidade urbana do Complexo do Alemão, desde sua inauguração o número de passageiros transportados aumentou em 105%.

Cerca de 12 mil passageiros transitam pelas gôndolas diariamente. Além de garantir o deslocamento mais eficiente de um extremo ao outro do Complexo (o trajeto entre a primeira e a última estação é feito em 16 minutos), moradores e visitantes podem ainda aproveitar o fim de semana para conferir a programação do evento “Estações Culturais”. O projeto, realizado pela SuperVia em parceria com ONGs e grupos culturais do Complexo do Alemão, acontece todos os sábados, quando as estações se transformam em palcos para receber atividades culturais gratuitas, como shows, apresentação de dança e oficinas. Desde abril, já foram realizados 63 eventos que contaram com a participação de cerca de 200 artistas, além de mais de 7 mil pessoas que compareceram às estações para conferir a programação.

Quem mora no Complexo do Alemão têm o benefício das duas passagens gratuitas diárias. Para garantir esse direito dos moradores. A SuperVia está promovendo um posto itinerante da RioCard, que começou a percorrer as estações do sistema no dia 2 de setembro e ficará disponível até sábado (05/10), na estação Baiana. Durante os dias úteis, o posto da RioCard fica disponível das 11h30 às 20h30, e, no sábado, das 9h30 às 15h. Para realizar o cadastro, o morador deve apresentar apenas CPF e comprovante de residência. Para visitantes que utilizam Bilhete Único, Vale-Transporte ou Cartão Expresso, a tarifa custa R$ 1 e as pessoas que adquirem a passagem diretamente na bilheteria pagam R$ 5.

Você pode gostar