Rio - Uma viatura do 7º Batalhão de Polícia Militar, de São Gonçalo, foi flagrada na tarde da última terça-feira estacionada em uma vaga reservada para deficientes físicos do São Gonçalo Shopping, na Região Metropolitana do Rio. A imagem foi registrada pelo leitor @denydavilla e enviada para o twitter de O DIA 24 Horas (@odia24horas).
De acordo com o artigo 29, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro, os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulância possuem prioridade de trânsito e gozam de livre circulação, estacionamento e parada quando em serviço de urgência. No entanto, o carro da PM flagrado pelo leitor não estava com a sirene ligada, o que indica que o veículo não estava em serviço de urgência, não podendo, portanto, efetuar a parada.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Rio de Janeiro informou que "o comando do 7º BPM (São Gonçalo) vai apurar o motivo da viatura estar irregularmente estacionada. Quanto aos policiais, serão identificados e punidos administrativamente".
O São Gonçalo Shopping se manifestou quanto ao incidente alegando que "destina vagas aos portadores de necessidade especial e realiza toda a sinalização necessária para indicá-las". A assessoria de eimprensa do shopping ainda afirmou que, "para tanto, conta com a conscientização da população para o uso correto delas".