Rio - Após o sol forte que fez nesta segunda-feira, com máximas chegando aos 38 graus e sensação térmica de 40, o tempo mudou na manhã desta terça-feira e pode chover a qualquer momento do dia.
A presença de áreas de instabilidade no continente, associadas ao deslocamento de uma frente fria no oceano deixarão o tempo instável. O dia será de céu parcialmente nublado passando a encoberto no final do período com pancadas de chuva isoladas a qualquer hora do dia.
Os ventos continuam intensos ao longo das próximas 24 horas, com rajadas de vento moderado a forte durante a tarde e noite. Apesar da máxima prevista de 35ºC, as temperaturas entrarão em declínio.
Vendaval derruba árvores e causa falta de luz
?Rajadas de ventos fortes atingiram diversos pontos da cidade do Rio durante a madrugada desta terça-feira, deixando alguns bairros sem luz e causando a queda de uma árvore. Em Copacabana, a velocidade da ventania chegou a 88,9 km/h, considerada muito forte, entre 2h e 3h da manhã, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Às 8h da manhã, uma nova rajada de vento forte (52 km/h) foi registrada na Estação de São Cristóvão do Alerta Rio.
Ainda segundo o Inmet, houve vento forte em Marambaia (75,2km/h) e no Aeroporto de Santa Cruz (57,6km/h), de acordo com a REDEMET. Por conta da forte ventania, houve a queda de luz na Barra da Tijuca, Vila da Penha, Praça Seca, em Campo Grande, no Riocentro, e Grajaú, informou a Light através do Twitter. Também falta energia na Tijuca, Grajaú e Engenho de Dentro, segundo a empresa. Muitos clientes da empresa reclamavam através da rede social.
A Light informou que técnicos trabalham para restabelecer o fornecimento nesses pontos, que tiveram a rede elétrica danificada devido a objetos, galhos e árvores que caíram. Às 11h34, a empresa informou que a energia havia sido restabelecida nos bairros da Tijuca e Engenho de Dentro.
No Humaitá, uma árvore caiu na Rua São Clemente, na altura do Largo dos Leões. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham no local. O trânsito apresenta retenção. Também houve queda de árvore na Rua Manoel Miranda, no Engenho Novo. A via ficou interditada até às 14h30.
Chuva com granizo em Petróplis
?Um temporal com registro de granizo inundou ruas e provocou início de transbordamento do Rio Quitandinha, em Petrópolis, Região Serrana, por volta das 3h desta terça-feira. A Praça Dom Pedro, no Centro da cidade, ficou tomada pelas águas. Sirenes de alerta foram acionadas, houve queda de barreiras e de árvores, mas segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido.
Pelo menos três famílias tiveram que deixar suas casas. Uma ficou desabrigada e outras duas desalojadas. Rios de Petrópolis e de municípios da Baixada Fluminense chegaram a ficar com alerta de transbordamento. Os rios estão em atenção.
Na ponte Rio-Niterói, apesar do registro de ventos de 70 Km/h, o fluxo de veículos não foi interrompido. Vários bairros ficaram sem luz no Rio, na Baixada e em São Gonçalo.